E-commerce | 7 otimizações e-commerce para vender mais

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Como aumentar vendas usando ferramentas digitais?

É importante investir em algumas otimizações, como avaliação de métricas, SEO, desempenho do site, canais de atendimento e opções de pagamento, e assim exponenciar as vendas do seu e-commerce.

7 perguntas para avaliar seu e-commerce

1 – Você já contabilizou o alcance do seu e-commerce? 

Fazer um relatório com as principais métricas da sua loja online é essencial para entender os pontos que merecem atenção, o que está funcionando ou não e onde realizar melhorias.

Observe as tendências de tráfego ao longo dos dias e horários e veja os momentos onde seus consumidores são mais ativos. 

Outra informação importante é conferir as páginas mais acessadas para saber as que estão performando melhor e verificar a taxa de rejeição para saber o que precisa ser melhorado

É importante realizar relatórios semanais e mensais para saber como está a performance e vendas da sua loja online e agir rápido para realizar as melhorias. 

2 – Você usa ferramentas de desempenho no seu site? 

O desempenho do site também é indispensável para uma boa experiência de compra dentro do e-commerce.

Hoje em dia, a maioria das compras online são realizadas através do mobile, por isso é muito importante que o site seja responsivo para dispositivos móveis.

Outro aspecto importante é o tempo de carregamento das páginas, afinal ninguém mais espera mais de 10 segundos para conseguir ver os produtos. Para fazer a avaliação e ainda ter sugestões de correções, uma boa ferramenta é o PageSpeed Insights do Google. 

3 – Você já usa SEO no seu e-commerce? 

Seo para e-commerce

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de táticas que auxiliam a melhorar o ranqueamento de um site nos mecanismos de busca através de palavras-chaves. 

Dedique um tempo para otimizar o seu site através do SEO e tenha resultados garantidos para as suas vendas. 

Uma dica é prestar atenção para não utilizar textos repetidos enviados pelos fornecedores nas descrições dos produtos, já que provavelmente outras lojas estão usando os mesmos textos e assim não vão ajudar no SEO.

4 – Quais formas de pagamento eu ofereço para meus clientes? 

Quanto mais formas de pagamento você oferecer, mais clientes podem comprar na sua loja, além de transmitir mais confiança para eles.

Invista em pagamentos que oferecem parcelamentos do valor, como cartão de crédito, e preferencialmente sem juros. Outras boas opções são a integração com carteiras digitais e também o Pix, uma nova forma de transferência entre contas com pagamentos instantâneos e custos menores. 

5 – Seu atendimento ao cliente é rápido? 

Ter canais de contato para resolver problemas ou tirar dúvidas de forma rápida e ágil é muito importante para trazer segurança aos consumidores e também melhorar a experiência no seu e-commerce.

Divulgue o horário de atendimento do SAC e tenha mensagens automáticas no chat para não deixar o seu cliente sem resposta e insatisfeito. 

6 – Seu checkout é rápido? 

e-commerce Compra otimizada online

A página de checkout é o ponto final da venda online e qualquer dificuldade nessa etapa pode causar a desistência da compra e o nada desejado abandono do carrinho.

Por isso, é muito importante que ele seja simples e não crie nenhum obstáculo. Já falamos aqui no blog sobre como otimizar o checkout e como é uma das etapas mais importantes da compra online. 

7 – Seu pós-venda é estratégico? 

Pronto, o cliente comprou. Mas isso não quer dizer que o trabalho acabou! É preciso manter o relacionamento e contato para que ele volte a comprar mais vezes no seu e-commerce.

Realize o follow-up para saber o que o cliente achou da compra, faça o envio de e-mail marketing com ofertas e novidades da loja, utilize remarketing com produtos relacionados com a última compra e crie programas de recompensas para os clientes VIP. 

A Aarin pode auxiliar na otimização do seu e-commerce com as soluções de gateway para o Pix! Acesse o site para fazer o seu cadastro e começar a aceitar o Pix agora mesmo. 

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