API de Pagamento: O que é, funcionalidades e vantagens

Você já ouviu falar no termo API de Pagamento? Essa solução serve para agilizar e modernizar processos financeiros de empresas.

Em meio a novas modalidades de pagamento e mudanças no comportamento dos consumidores, a API favorece tanto negócios digitais quanto físicos.

Através dela, pode ser possível receber pagamentos de forma automática e segura, sem a necessidade de força humana ou intermediários financeiros.

O uso de uma API de Pagamento também permite oferecer aos clientes soluções personalizadas de acordo com suas necessidades.

Neste artigo, você vai aprender o que é uma API de Pagamento e quais as vantagens de usá-la em seu negócio. Boa leitura!

O que é uma API de pagamento?

Para que você entenda corretamente o que é uma API de pagamento, é importante explicar o conceito de API:

Do inglês Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações, a API é a solução usada para definir uma série de instruções e padrões de programação para formar uma interface de acesso a um sistema online.

Capaz de ser empregada em diversos contextos de desenvolvimento de softwares, ela permite que um sistema aproveite funcionalidades de outro sistema.

Em outras palavras, a API possibilita que duas aplicações distintas conversem entre si e compartilhem dados para uma finalidade específica.

Dessa forma, podendo ser integrada a sistemas como o ERP financeiro de uma empresa.

No caso da API de pagamento, o objetivo principal é automatizar o processo de pagamentos antes realizado por colaboradores das empresas.

Assim, tornando as transações financeiras mais eficientes e seguras tanto para os negócios quanto para os seus clientes.

Para que serve uma API de pagamento?

A API de pagamentos serve para automatizar processos de pagamento e recebimento de empresas.

Utilizando-se de padrões e protocolos, ela atua como ponte entre o sistema do usuário, intermediador de pagamento e os clientes, realizando ações como:

  • Validação de dados bancários dos consumidores;
  • Automatização de liquidações financeiras sem o uso de intermediários;
  • Envio de informações bancárias através do próprio sistema da empresa;
  • Recebimento e emissão de comprovantes das transações.

Por conta dessas características, diversas APIs de pagamento são integradas a marketplaces e e-commerces

Como por exemplo, para permitir o oferecimento de opções de pagamento instantâneo como o PIX para empresas.

Para isso, basta ter acesso aos padrões de programação liberados pelos seus criadores, possível através da API de pagamento.

Em geral, o processo de integração de uma API de pagamento em uma loja é feito por empresas especializadas.

Quais são as principais funcionalidades de uma API de pagamento?

API de pagamento funcionalidades

A API de pagamento nada mais é do que um padrão de programação dos meios de pagamento disponibilizados no mercado.

Essa tecnologia facilita a comunicação entre a loja e o gateway de pagamento, fazendo com que transações sejam analisadas e aprovadas em poucos segundos.

Atuando de modo totalmente seguro, a API utiliza criptografia para proteger os dados coletados e transportados na execução de pagamentos.

Também é possível utilizar uma API de pagamento para automatizar atividades burocráticas do seu negócio, eliminando a necessidade de força humana.

Na prática, ter uma API de pagamento significa disponibilizar mais opções para o seu cliente, como você pode conferir abaixo:

Diferentes meios de pagamentos 

A API de pagamento se utiliza de softwares conhecidos e confiáveis no mercado para permitir o oferecimento de diversas modalidades de pagamento, como:

  • Cartão de Crédito;
  • Cartão de Débito;
  • Boleto Bancário;
  • Pagamento Instantâneo;
  • Pagamento Recorrente.

Quando integrada ao sistema de lojas virtuais, sua tecnologia permite a opção de checkout em um clique.

Dessa forma, contribuindo para a simplificação dos processos de compra e, consequentemente, para o aumento de conversões.

Com uma API de pagamento, você ainda permite que o cliente execute todo o processo de compra dentro do ambiente virtual da sua loja.

Boas APIs são capazes de evitar pagamentos duplicados e atualizar clientes e lojistas em tempo real sobre o processo de pagamento.

No caso de lojas físicas, a API usada para implementar PIX permite que clientes finalizem suas compras em menos de 5 segundos.

Análise de crédito

Dentro do checkout de uma loja, o cliente precisa escolher um entre os métodos de pagamento oferecidos para a compra do produto ou serviço.

Com isso feito, ele deve preencher algumas informações exigidas para a cobrança do valor e finalização da transação.

Nesse momento, a API de pagamento recebe os dados de compra criptografados e imediatamente entra em contato com o adquirente, a fim de verificar itens como:

  • Validade dos dados informados;
  • Disponibilidade de saldo ou limite.

Com essa confirmação, a API comunica à plataforma da loja que o pagamento foi aprovado, o que dá início à preparação ou liberação do pedido.

Além disso, também envia um aviso para o cliente informando-o que a compra foi confirmada.

Todo o processo ocorre sem a necessidade de intermediários e dura entre 2 a 3 segundos. 

Emissão de boleto

Além de facilitar pagamentos por cartão de crédito ou débito e PIX, o uso de APIs também permite a emissão de boletos registrados.

Desse modo, fazendo com as lojas consigam atender consumidores que não dispõem de limite de crédito, por exemplo.

Por meio da API de pagamento, também é possível emitir segunda via de boletos em caso de atraso ou perda do código de barras.

Cálculo de juros e multas

No caso de pagamentos recorrentes por boleto, as empresas correm um maior risco de sofrer com inadimplência por atraso ou esquecimento.

No entanto, o sistema com integração via API é capaz de calcular automaticamente juros e multas por atraso ou esquecimento.

Assim, enviando para o cliente a segunda via do seu boleto com todos os cálculos de multa e juros por atraso atualizados.

Alerta de vencimento

Para evitar que lojas percam vendas ou sofram prejuízo pelo não pagamento de boletos dentro do prazo, as APIs podem ser programadas para gerar alertas.

Dessa forma, fazendo com que o cliente esteja sempre ciente da data de vencimento a ser respeitada.

Parcelamento de pagamento

As APIs também são conhecidas por permitir que empresas ofereçam opções de parcelamento aos clientes no ato da compra.

Entre as APIs de pagamento online mais utilizadas para esta finalidade, estão as de empresas como:

  • PagSeguro;
  • PayPal;
  • Pagar.me.

Cada uma delas possui suas próprias regras e padrões de programação a serem integrados na plataforma da sua loja física ou virtual.

Vale ressaltar que, através do uso de APIs, também é possível oferecer serviços financeiros como financiamento e cartão de crédito para seus clientes.

Para que isso seja possível, é importante contar com o apoio de uma empresa especializada em Invisible Banking, como a Aarin.

Com tecnologia baseada no open banking, podemos te ajudar a atrair mais clientes oferecendo soluções financeiras totalmente personalizadas. 

Quais são as vantagens de usar uma API de pagamento?

API de pagamento vantagens

O uso de APIs de pagamento no ambiente físico ou virtual de empresas oferece diversos benefícios, até mesmo para as áreas de gestão financeira.

Afinal de contas, por meio de uma API, o envio de pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços e a execução de tarefas de cobrança podem ser automatizados.

Desse modo, permitindo que o foco da equipe seja direcionado para atividades mais estratégicas.

Além de um maior controle e padronização de procedimentos, são vantagens do uso de APIs de pagamentos:

Praticidade e agilidade

Um dos principais benefícios da implementação de APIs de pagamento em empresas é a otimização de processos.

Através desta tecnologia, ao invés de depender de intermediários, os sistemas são capazes de se comunicar rapidamente com instituições e verificar a viabilidade da compra.

Tudo isso dentro do próprio site da loja, evitando o redirecionamento para outros endereços e aumentando a confiança dos clientes no momento da compra.

No caso do pagamento instantâneo, as APIs permitem que empresas:

  • Reduzam o tempo de compensação de compras online para alguns segundos;
  • Ofereçam uma melhor experiência de pagamento à vista para os clientes;
  • Contem com um meio de pagamento com disponibilidade imediata. 

Além disso, a API para PIX também pode ser utilizada para agilizar o pagamento de fornecedores, benefícios, convênios e salários.

Redução de custos 

Desenvolver uma plataforma própria de pagamentos é um processo que exige um alto investimento financeiro (e de tempo) das empresas.

Por outro lado, o uso de uma API de pagamento é uma alternativa bastante eficiente para usufruir de processos financeiros automatizados.

Basta entrar em contato com uma empresa especializada e fazer a integração da API de pagamento desejada.

O processo é muito mais simples e demanda um investimento muito menor.

Sendo assim, uma excelente opção para negócios menores que buscam modernizar processos e oferecer uma melhor experiência para seus clientes. 

Segurança de dados

A segurança de dados é um fator essencial para a preservação da integridade de empresas e clientes.

Seja para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ou aumento da fidelização de clientes, promover um ambiente seguro deve ser uma prioridade para qualquer negócio.

A boa notícia é que todas as informações que transitam no sistema de pagamento online são protegidas por criptografia.

Sendo assim, a autenticação na API por meio do protocolo HTTPS assegura que tanto a loja quanto seus clientes estarão protegidos contra fraudes e ataques virtuais.

Reduz erros 

Usar uma API de pagamento é um ótimo recurso para automatizar a realização de processos e evitar interferências manuais.

Com este tipo de solução tecnológica, torna-se muito mais difícil cometer erros como cobranças indevidas, não identificação de transações e atraso de pagamentos.

Fácil integração  

A conexão de uma API com os sistemas da sua empresa pode ser realizada com bastante facilidade por uma equipe especializada.

Quando bem elaborado, o processo de integração é capaz de atender a todas as necessidades apresentadas.

Isso porque a aplicação das soluções de APIs de pagamento online não se limitam ao tipo de negócio.

Assim, sendo capazes de interagir com sistemas de negócios presentes nos mais diversos tipos de segmentos.

Sem dúvidas, clientes e colaboradores poderão se beneficiar bastante com as vantagens oferecidas pelo uso de APIs.

Como escolher a API de pagamento ideal para o seu negócio?

API de pagamento como escolher

O objetivo de uma API de pagamento é oferecer todo o suporte necessário para automatizar processos financeiros da empresa com eficiência.

Para uma escolha adequada, é importante levar em consideração o perfil da loja e dos seus clientes.

Em diversos casos, uma API voltada para o PIX pode ser a opção mais adequada.

Afinal, ela oferece o suporte necessário para simplificar e acelerar o processo de compras, melhorando a experiência dos clientes.

De acordo com uma pesquisa da Febraban em parceria com a Deloitte, a cada mês o número de usuários do PIX aumenta 18%.

Com uma demanda em constante crescimento, aceitar este meio de pagamento se mostra uma estratégia barata e eficiente para conquistar mais clientes.

De todo modo, escolher a API ideal vai depender das facilidades e serviços que você deseja oferecer ao seu público-alvo.

É importante pontuar que o oferecimento de suporte e capacidade de personalização são fatores importantes para a escolha da melhor ferramenta.

Como a Aarin pode te ajudar? 

A Aarin é a primeira plataforma de pagamentos especializada em PIX no mercado.

Através do nosso gateway, você começa a aceitar pagamentos via PIX sem burocracia, tornando seu processo de compra instantâneo. 

Se você se interessa por oferecer serviços financeiros para seus clientes de forma personalizada, também podemos te ajudar.

Nossa tecnologia baseada no Open Banking permite a integração da sua empresa com diversos tipos de APIs de pagamento, de acordo com os seus objetivos.

Conheça nossas melhores soluções financeiras para o seu negócio acessando o site da Aarin!

Conclusão

As APIs de pagamento representam uma alternativa eficaz para quem busca automatizar os processos financeiros de uma empresa.

Com diversas funcionalidades, essa tecnologia oferece agilidade, reduz custos e garante mais segurança para os clientes.

Agora que você já sabe o que é uma API de pagamento e conhece todas as suas vantagens, não deixe de considerar adotá-la em seu negócio!

Compartilhe este post

Leia também

2 respostas

Deixe uma resposta

Fale com a Aarin!

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato:

Mensagem enviada com sucesso!

Entraremos em contato em breve! 

A aarin utiliza cookies para tornar sua experiência aqui, mais prática e dinâmica. Ao navegar no site, você concorda com política de privacidade e cookies.

%d blogueiros gostam disto: