Ícone do site Blog Aarin

API Financeira: Entenda o que é e os impactos no mercado financeiro

api financeira

Você conhece algum banco digital criado por varejistas? A oportunidade de incluir esse tipo de serviço em empresas fora do setor é possível graças ao conceito de API financeira.

As APIs são um conjunto de ferramentas tecnológicas que permitem a troca de dados entre diferentes sistemas, viabilizando o desenvolvimento de soluções eficientes, mesmo que por negócios fora do setor financeiro.

Esse é um fator fundamental para o avanço do Open Banking no Brasil, que vem trazendo mudanças significativas para o mercado. 

Para entender os benefícios das APIs, vamos falar sobre o funcionamento e o papel das aplicações no mercado financeiro, especialmente no processo de Open Banking.

Siga a leitura com a gente para conferir!

O que é uma API financeira?

API é sigla para Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicativo. Portanto, as APIs financeiras são padrões de programação.

Com esses padrões, é possível conectar diferentes sistemas e trocar informações entre eles. 

Dessa forma, desenvolvem-se novas ferramentas financeiras associadas a serviços digitais. Para isso, existem três tipos de APIs que podem ser utilizadas:

A partir dessas aplicações, qualquer negócio está apto a disponibilizar produtos financeiros em seu portfólio, mesmo que esse não seja o core business da empresa.

Como funciona uma API financeira?

A API financeira funciona a partir de vários códigos, que se comunicam e determinam o comportamento de cada interface por trás daquela estrutura.

Dentro do mercado financeiro, um dos exemplos mais comuns é o sistema de pagamentos disponível dentro dos e-commerces. 

Quando o consumidor finaliza uma compra e aparecem diversas opções de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário e Pix, uma API é ativada para possibilitar essa conexão.

No caso das APIs financeiras temos alguns tipos específicos de aplicações. Conheça os principais a seguir.

API Open Banking

A API Open Banking é a interface responsável por permitir a aplicação desse conceito nas empresas participantes, como bancos, fintechs e outras instituições financeiras.

O processo de Open Banking tem transformado o setor financeiro a partir do compartilhamento de dados dos usuários, que permite identificar as demandas do público e  desenvolver novas soluções a partir dessa análise.

Para que isso seja possível, as APIs financeiras têm papel fundamental na conexão e na integração dos sistemas.

Neste contexto, as aplicações atuam na troca direta de informações entre diferentes instituições de maneira prática, segura e mais eficaz.

API de pagamento

Com objetivo de otimizar o processo de pagamento, a API de pagamento traz soluções para automatizar as transações financeiras.

Na prática, esse tipo de API funciona como uma espécie de intermediário entre o usuário e os sistemas de pagamento, especialmente os digitais.

O uso dessa API permite a integração de métodos de pagamento, facilita o controle financeiro das empresas e torna o processo mais eficiente. 

Além disso, as aplicações trazem mais agilidade e segurança para as operações, tornando o processo de análise de dados mais rápido e reduzindo erros nessa etapa de conclusão da compra.

API para banco digital

Com uma API para banco digital, qualquer empresa pode oferecer soluções financeiras para seus clientes, como contas digitais e cartões, por exemplo.

Esse é o caso do banco de varejo, que tem se tornado cada vez mais comum no mercado. 

O conhecimento do público permite uma análise mais clara das necessidades dos usuários, garantindo assim que os varejistas incluam produtos pertinentes para os seus consumidores de forma otimizada.

Como consequência, a empresa amplia o seu portfólio, trabalha o relacionamento com o cliente e consegue aumentar a fidelização. 

A importância da API financeira para adequação ao Open Banking

No cenário do Open Banking, as APIs são a base para transformar as soluções disponibilizadas pela sua empresa.

Sem uma API financeira, não é possível fazer a integração de sistemas ou ter acesso ao compartilhamento de informações e aplicações necessárias para o desenvolvimento de novos recursos. 

Cada instituição usa um sistema diferente, por isso a API tem a função de garantir o acesso e a compatibilidade que permite a troca de dados com segurança. 

Dessa forma, as empresas podem cumprir o principal objetivo do conceito de Open Banking: desenvolver soluções financeiras acessíveis e eficientes para melhorar a experiência do usuário. 

Quais são os benefícios das APIs para o mercado financeiro?

Além de contribuir para a transformação do mercado financeiro dentro do conceito de Open Banking, as APIs financeiras trazem outras vantagens importantes para a evolução do setor.

Confira os principais benefícios de uma API financeira no mercado atual:

Como a Aarin pode te ajudar?

Um dos melhores caminhos para implementar uma API financeira no seu negócio é contar com o apoio de empresas especializadas, como a Aarin Tech Fin.

A empresa desenvolveu o hub pioneiro no conceito de Open Banking no Brasil e trouxe um dos métodos de pagamento mais queridinhos do momento para as suas soluções: o Pix!

Com o hub da Aarin, é possível incluir serviços financeiros no portfólio do seu negócio, desde o pagamento instantâneo com Pix até a abertura de contas.

Tudo isso possibilitado pelo uso de APIs específicas e uma estrutura cuidadosamente planejada para proporcionar praticidade e segurança ao seu negócio.

Amplie os serviços financeiros da sua empresa com o primeiro hub especializado em Open Banking do Brasil!

Conclusão

A principal função de uma API financeira é possibilitar o compartilhamento de dados entre diferentes sistemas das mais diversas instituições.

Com isso, qualquer negócio pode oferecer produtos financeiros aos seus consumidores, mesmo que não atue diretamente no setor.

Essa integração é parte das transformações impulsionadas pelo conceito de Open Banking no país.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse processo e conheceu os benefícios das APIs financeiras para o mercado. 

Como vimos, existem diferentes tipos de APIs com foco financeiro, cada uma com um objetivo específico.

Independente do tipo, todas são fundamentais dentro do contexto de Open Banking. 

Para tornar essas mudanças uma realidade dentro do seu negócio, conheça as soluções da Aarin Tech Fin.

Sair da versão mobile