Ícone do site Blog Aarin

Automação | O que devo automatizar no meu negócio

automação para seu negócio

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Escute o artigo”]

Você já cansou de ouvir o quanto a automação é um processo indispensável para a sobrevivência e crescimento de empresas nos dias atuais.

Agora a questão é: você sabe o que deve automatizar no seu tipo de negócio?

Por que automatizar os processos?

A automação possibilita processos mais transparentes e objetivos, desta forma, facilita a otimização de procedimentos. Isso têm impacto direto nos resultados do negócio.

Quando um procedimento é otimizado, logo depois, há o aumento de produtividade da equipe. Ao mesmo tempo, ocorre uma estruturação que levará à maior lucratividade e crescimento da empresa.

O mercado pede automação

Além disso, a competitividade de mercado exige essas mudanças. Os concorrentes estão investindo cada vez mais em automação e otimização de processos, desta forma, se tornam mais ágeis, produtivos e estruturados.

Se você não acompanhar esse desenvolvimento, a quem o cliente dará preferência?

E o que deve ser automatizado?

Cada negócio deve ser automatizado de acordo com suas características específicas. Assim como quando falamos em segmentos e nichos diferentes.

Todavia, ao pensar na automação, a pergunta serve para todos: O que é repetitivo, operacional e que não exige inteligência, dentro do seu negócio?

Softwares de automação

Devemos focar em quais procedimentos para os quais a ação humana não é exigida, podendo ser substituída por softwares especializados. Eles, consequentemente, realizam a tarefa com muito menos esforço.

É o caso de envio de e-mails, procura de clientes, marketing (blogs, fluxos de nutrição), ligações prontas, coleta de dados, organização, pagamentos e recuperação dos mesmo. Isso permitirá direcionar a equipe para outras tarefas.

Ou seja, deve ser priorizado tudo que for possível facilitar via tecnologia, para que o cliente consiga progredir sozinho no processo. Consequentemente, você poderá direcionar a sua equipe para outras tarefas.

Automações indispensáveis para todos os tipo de negócio

Existem algumas automações que são indispensáveis para todos os tipos de negócio. Um excelente exemplo são as  ferramentas de automação para pagamentos.

Ao encontrar um sistema que atenda as necessidades do negócio, é possível aumentar o número de vendas, tal qual, a competitividade da empresa. Algumas vantagens que se refletem no dia a dia da empresa são: 

Todos ganham com a automação

Liberar sua equipe dos processos que não exigem inteligência é sinônimo de ter uma equipe mais dedicada à venda.

Ou seja, ele foca no atendimento ao cliente e na garantia de um serviço ou produto de qualidade.

Além disso, permite a otimização do procedimento, gerando resultados como os já citados acima.

A redução de custos, o consequente aumento na produtividade e o crescimento da empresa.

Outros benefícios

Mas, acredite, os benefícios não são apenas esses. A visão estratégica é ampliada quando o processo é mais claro.

Em suma, é mais fácil conhecer o cliente, personalizar a oferta, reduzir os erros e entregar um serviço ou produto com mais agilidade e qualidade.

Desta forma, é possível entender como todos ganham com a automação de processos: Funcionários, fornecedores, gestores, proprietários, enfim, o negócio como um todo.

Você pode começar a modernizar a sua empresa com pagamentos instantâneos HOJE.

A Aarin pode auxiliar na otimização do seu e-commerce com as soluções de gateway para o Pix! Acesse nosso site para fazer o seu cadastro e começar a aceitar o Pix agora mesmo.

Sair da versão mobile