Ícone do site Blog Aarin

Pix Cobrança: Entenda como funciona e as vantagens

pix cobrança

Você deve conhecer bem o sistema de pagamento instantâneo brasileiro, mas conhece a ferramenta de Pix cobrança? 

Disponível para lojistas, fornecedores e outras pessoas jurídicas, o recurso promete tornar a vida do empreendedor muito mais simples – e a do cliente também!

O sistema permite a criação de cobranças personalizadas, inclusive para datas futuras, uma opção que o Pix tradicional ainda não disponibilizava.

Ficou curioso para saber mais sobre o sistema de cobrança via Pix? 

Então é só seguir a leitura deste artigo com a gente para entender como funciona a ferramenta, quais são as suas vantagens e quem pode usá-la!

O que é o Pix Cobrança?

O Pix cobrança é uma ferramenta que permite gerar um QR Code personalizado para cobranças futuras. 

Lançado pelo Banco Central em 2021, o recurso oferece a possibilidade de inserir informações como data de vencimento da cobrança, juros e até mesmo multa por atraso.

Na prática, ele funciona como uma alternativa ao boleto bancário, podendo ser utilizado para pagamento automático ou em data futura. 

O Pix, criado em 2020, é uma tecnologia financeira que trouxe inúmeras vantagens para as transações dos brasileiros, tornando os processos mais ágeis, fáceis e práticos.

Seguindo essa tendência, a cobrança Pix é uma solução que chega para facilitar o dia a dia das empresas. 

Quem pode usar o Pix Cobrança?

A modalidade de cobrança via Pix foi liberada apenas para pessoas jurídicas, com o objetivo de disponibilizar um método de pagamento mais eficiente para clientes e empreendedores.

Microempreendedores, pequenas e grandes empresas, ou ainda prestadores de serviços entram na lista de pessoas que podem utilizar o recurso de cobrança via QR Code do Pix. 

Além de ter conquistado as pessoas físicas, o sistema de pagamento instantâneo ganhou espaço no mercado e hoje o Pix para empresas está presente em grande parte dos negócios.

Segundo dados do Sebrae, 86% dos pequenos negócios já utilizam o Pix como forma de pagamento.

Agora, além do pagamento, a ferramenta de cobrança é uma inovação muito relevante para o setor comercial pela sua praticidade, segurança e versatilidade.

O usuário consegue utilizar o recurso em pontos físicos ou em lojas no comércio eletrônico.

Como funciona o Pix Cobrança?

Para gerar cobrança Pix, a empresa deve emitir um código personalizado para a compra, chamado de QR Code dinâmico.

O QR Code dinâmico é um código único, desenvolvido para cada transação de maneira individual. Dessa forma, cada venda tem informações específicas e uma identificação exclusiva.

Para que o pagamento seja realizado, o QR Code deve ser compartilhado com o cliente. Com o código em mãos, é possível concluir a compra no próprio smartphone por meio do aplicativo da instituição desejada.

Tudo o que o cliente precisa fazer é escanear o código ou então usar a função “copia e cola” do sistema Pix. 

A transação é feita de maneira instantânea, assim como acontece com as transferências bancárias via Pix. 

Pix Cobrança X Boleto Bancário

Logo no início deste artigo, falamos que o sistema de cobrança Pix é uma alternativa ao boleto bancário, lembra? 

Apesar de ter o mesmo objetivo – o de cobrar uma compra – os dois métodos apresentam diferenças importantes entre si. Veja as principais:

Quais as vantagens do Pix Cobrança?

A possibilidade de gerar cobrança via Pix abre novas portas para os empreendedores, que podem encontrar uma solução para alguns problemas do boleto bancário, como a demora na compensação, por exemplo.

Isso reflete na gestão financeira da empresa, que é otimizada pelo controle maior sobre as cobranças, pendências e entradas. 

Esses são apenas alguns pontos positivos desse método de cobrança, listamos outras vantagens a seguir, confira!

Personalização

A cobrança Pix pode ser totalmente personalizada, gerando um novo código com informações específicas a cada venda. 

Dados como valor, data de vencimento, juros e multas são alteráveis, e cada cobrança emitida gera um QR Code dinâmico. 

Menor tempo de compensação

Como compartilhamos com você, a compensação do pagamento de uma cobrança Pix é instantânea, concluída em até 10 segundos.

Além disso, vale destacar que o sistema Pix funciona 24 horas por dia, 7 dias na semana. Uma grande vantagem em relação ao boleto bancário, não é mesmo?

Segurança

O método de cobrança do sistema Pix tem todas as informações de um boleto, garantindo a segurança do vendedor e do comprador. 

Para o vendedor, a ferramenta permite o acréscimo de juros no caso de atraso, já para o consumidor, ela serve como comprovante de pagamento da compra. 

Como cada transação tem um QR Code próprio, com código único, os riscos de fraude e golpes são reduzidos. 

Como usar o Pix Cobrança?

Para gerar uma cobrança Pix, basta ser pessoa jurídica, mas você pode facilitar o processo contando com um software especializado. 

Em ferramentas como o hub da Aarin Tech Fin, você consegue criar a sua cobrança personalizada e ainda controlar todos os seus recebimentos via Pix com eficiência e praticidade.

A plataforma ainda permite que você configure um split de pagamento via Pix e realize o cashout em lote no dia que quiser. 

Dessa forma, gerenciar as contas e manter a saúde financeira da empresa em dia fica muito mais fácil.

Transforme o seu negócio com o primeiro hub especializado em Pix no Brasil!

Conclusão

O Pix cobrança é uma solução disponibilizada para empresas e serve como uma opção bem atrativa ao boleto bancário.

Com o desenvolvimento tecnológico, o setor financeiro ganhou inovações focadas na praticidade e o Pix é um ótimo exemplo disso. 

Ao longo deste conteúdo, você entendeu como o sistema de cobrança funciona, quais são suas vantagens e como usá-lo no seu negócio.

O recurso do Pix chegou para facilitar a vida dos brasileiros e agora, com a opção de cobrança personalizada, garante uma ferramenta extra para simplificar a rotina dos empreendedores.

Sair da versão mobile