Guia completo sobre conciliação de pagamento para Marketplace

conciliação de pagamento e-commerce

A oportunidade de disponibilizar vários meios de compra para os clientes é uma grande vantagem da era digital, mas é preciso saber controlar essas transações. Por isso, a conciliação de pagamento de marketplaces tornou-se um processo fundamental.

Os hábitos de consumo mudaram muito ao longo dos anos e, hoje, o cliente busca flexibilidade, praticidade e segurança para realizar suas compras, principalmente no ambiente online. 

Neste contexto, as empresas precisam encontrar formas de otimizar a gestão financeira da empresa sem abrir mão da transparência e do monitoramento eficiente das operações.

A conciliação torna isso possível, mas é preciso entender como implementá-la corretamente no seu negócio.

Preparamos este artigo para compartilhar tudo o que você precisa saber sobre a conciliação de pagamento no marketplace.

É só seguir a leitura e aproveitar o nosso guia sobre o assunto!

O que é a conciliação de pagamentos?

o que é conciliação de pagamento e-commerce

A conciliação de pagamentos é uma técnica aplicada nos negócios para facilitar o gerenciamento de diferentes métodos de pagamento.

De maneira geral, o conceito está diretamente relacionado ao controle de pagamentos feito com o objetivo de identificar as transações e confirmar o recebimento dos valores de venda. 

Hoje, existem diversos sistemas de pagamentos e é importante disponibilizá-los ao público. Quanto mais opções você oferece ao cliente, maior é o seu alcance de vendas.

Contudo, é importante monitorar esses processos para evitar qualquer tipo de problema com a transação. 

A função da conciliação é exatamente garantir que a operação seja realizada da maneira correta, independente do meio de pagamento utilizado pelo cliente. 

Como funciona a conciliação de pagamento no Marketplace?

A conciliação de pagamento de marketplaces é fundamental para identificar inconsistências nas transações e manter a saúde financeira da empresa.

A operação consiste, basicamente, em comparar os dados das transações e o valor em caixa para verificar se há alguma disparidade entre eles. 

Com o crescimento do comércio eletrônico e meios digitais de pagamento, a conciliação tem a função de facilitar o processamento do grande volume de informações financeiras.

Na prática, ela pode ser realizada de duas formas: manual ou automática. 

Ao longo deste conteúdo, vamos entender um pouco mais sobre os métodos e conhecer a melhor opção para implementar no dia a dia do seu negócio.

Principais desafios da conciliação de pagamentos manual em Marketplaces

Pagamentos com QR Code, Pix, cartão de crédito ou débito: têm meios de pagamento para todos os gostos e bolsos, mas como processar tudo isso de forma manual?

A verdade é que a operação de conciliação apresenta alguns desafios quando feita manualmente. 

Imagine descrever todos os lançamentos da empresa e valores de vendas um por um nas planilhas, sem auxílio de nenhuma ferramenta. 

Esse é um processo complexo, que pode levar dias ou até mesmo semanas, dependendo do tamanho do seu negócio.

O tempo gasto com essa atividade poderia ser investido em outras áreas da empresa, com foco na melhoria dos serviços e desenvolvimento da marca.

Além disso, mesmo com um time financeiro muito bem estruturado, a conciliação manual tem grandes chances de erros e ainda pode sobrecarregar o setor responsável por ela. 

Como funciona a conciliação de pagamento automática?

Com o desenvolvimento tecnológico, a automação de processos tem se tornado cada vez mais comum nos mais diversos setores. 

Pensando na operação de conciliação de pagamento em marketplaces, contar com uma solução que automatiza essa análise é um grande avanço em questão de produtividade e eficiência.

O modelo automático faz a conferência das transações sozinho e identifica divergências de forma imediata, permitindo um controle real dos dados. 

Além disso, é possível acompanhar as datas de recebimento de valores conforme o adquirente de cartões. 

Isso traz maior previsibilidade para o fluxo de caixa e ainda facilita a gestão financeira de maneira geral. 

Vantagens da conciliação de pagamentos automática no Marketplace

Imagine um cliente que prefere comprar no cartão de crédito e outro que gostaria de fazer a compra via Pix.

vantagens da conciliação de pagamento automática

Se um deles chegar até o seu marketplace e não encontrar a possibilidade desejada, as chances de desistir da compra são bem maiores.

De acordo com a pesquisa “E-commerce Stats & Trends Report”, realizada pela SaleCycle, a taxa de abandono de carrinho registrou 81,08% em 2021. 

A falta de opções de pagamento aparece entre os principais motivos para não concluir a compra.

Não há dúvidas de que a oferta de múltiplos métodos de transação é uma necessidade para os negócios, tornando a conciliação um processo muito importante. 

Como vimos, a conciliação manual no marketplace tem muitos desafios, mas a automatização da operação facilita muito a gestão financeira. Veja os principais benefícios:

  • equipe livre para desenvolver outras atividades;
  • maior controle sobre o fluxo de caixa;
  • diminuição de erros nos processos;
  • agilidade na conciliação bancária;
  • otimização da gestão de estoque;
  • segurança financeira;
  • redução de custos.

Split de pagamento da Aarin

O split de pagamento é uma ferramenta utilizada para facilitar o repasse de valores, contribuindo para toda a gestão financeira das empresas.

Hoje, alguns hubs já permitem que essa tecnologia possa ser aplicada nos processos de conciliação. É o caso do Smart Split desenvolvido pela Aarin Tech Fin.

Muito além de dividir o valor da venda, o recurso da Aarin garante a conciliação de pagamento em marketplaces de forma automática. 

Com ele, é possível personalizar todas as etapas de pagamento e, dessa forma, adaptar o processo de conciliação de acordo com as necessidades do seu negócio. 

A tecnologia acompanha as transações em tempo real, garantindo total controle sobre os pagamentos em um só lugar. 

Otimize os processos financeiros da sua empresa com o hub da Aarin Tech Fin!

Conclusão

Neste artigo, entendemos o que é e como funciona a conciliação de pagamento em marketplaces.

Além disso, vimos a importância desse processo diante da variedade de meios de pagamento utilizados nas compras online atualmente.

Para os comércios, apresentar diferentes opções de compra é uma estratégia importante para atrair os consumidores. 

Contudo, essa variedade também torna a conciliação ainda mais importante para manter a saúde financeira do negócio.

Como vimos, o modelo automático de conciliação de pagamento para marketplace permite uma operação mais prática, eficiente e segura. 

Para conhecer outras maneiras de otimizar a gestão financeira da sua empresa, acompanhe o blog da Aarin.

Compartilhe este post

Leia também

Deixe uma resposta

Fale com a Aarin!

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato:

Mensagem enviada com sucesso!

Entraremos em contato em breve! 

A aarin utiliza cookies para tornar sua experiência aqui, mais prática e dinâmica. Ao navegar no site, você concorda com política de privacidade e cookies.

%d blogueiros gostam disto: