A importância da tecnologia no controle de vendas

controle de vendas

O controle de vendas é o coração de qualquer negócio, pois contribui diretamente para o gerenciamento geral da empresa.

Muito além de manter a organização financeira, o controle do fluxo de vendas é fundamental para planejar ações, otimizar processos internos e atrair novos clientes.

Não há dúvidas da importância dessa estratégia para o desenvolvimento do negócio, mas nem sempre é fácil colocá-la em prática. 

Neste ponto, a tecnologia pode ser uma grande aliada. 

Para entender mais sobre o controle das etapas de venda e descobrir como a tecnologia é capaz de tornar o processo mais prático, continue a leitura deste artigo com a gente!

O que é o controle de vendas?

controle de vendas app

O controle de vendas é uma estratégia aplicada na organização de todas as etapas envolvidas no processo de venda de um produto.

Do planejamento à entrega da mercadoria, as ações devem estar muito bem alinhadas para garantir uma boa experiência de compra ao consumidor. 

Manter o controle do fluxo de vendas também contribui diretamente para a gestão do seu negócio de maneira geral, impactando positivamente em todos os setores envolvidos na operação. 

Como funciona o controle de vendas?

Na prática, o controle do fluxo de vendas tem papel fundamental tanto no planejamento, como na análise de desempenho de cada etapa envolvida na operação.

A partir dessa estratégia, é possível identificar gargalos nos processos, para entender o que está funcionando e o que pode ser aprimorado para aumentar a qualidade dos serviços oferecidos.

Para isso, o controle considera fatores essenciais na jornada de compra, como:

  • níveis de satisfação dos consumidores;
  • prospecção e conversão de clientes;
  • organização de processos internos;
  • controle de estoque;
  • produtividade.

Esses pontos precisam ser constantemente monitorados para que o fluxo de atividades seja otimizado, entregando cada vez mais eficiência, economia e praticidade na gestão do estabelecimento. 

O objetivo é interligar todos os setores que participam do processo de venda de alguma forma, mantendo as ações alinhadas para garantir os melhores resultados.

A importância de manter o controle de vendas da empresa

Ainda estamos no início deste artigo, mas já conseguimos ter uma boa visão da importância da estratégia de controle das vendas para a empresa, não é mesmo?

Os benefícios vão muito além da atração e fidelização de clientes, refletindo diretamente na tomada de decisões da gestão. Veja algumas das principais vantagens:

  • identificação de problemas ou oportunidades de otimização;
  • organização financeira e administrativa;
  • aumento na eficiência dos processos;
  • redução de custos operacionais;
  • mais qualidade no serviço.

Esses pontos apontam a importância de uma boa gestão de vendas não apenas para a área comercial, mas para o funcionamento da empresa como um todo.

Se o fluxo de vendas não está bem organizado, os problemas respingam em outros setores e podem gerar um efeito dominó na gestão do seu negócio, trazendo grandes prejuízos.

Como fazer o controle de vendas de sua empresa?

A gestão das vendas abrange diversas operações, por isso pode parecer um sistema mais complexo, principalmente quando as etapas estão desorganizadas.

Por isso, a estruturação dessas etapas é importante e contribui para simplificar o processo. 

Separamos três pontos essenciais para que você possa fazer um controle mais eficiente na sua empresa. Confira a seguir. 

Faça um mapa do fluxo de vendas da empresa

O planejamento é a base para manter o controle das operações, por isso o primeiro passo é criar um mapa do fluxo de vendas da sua empresa.

Com isso, é possível identificar de forma clara cada etapa da jornada de compra, desde a aquisição de matéria-prima até a chegada do produto até o consumidor final.

Registre as suas vendas

Registrar as informações de cada venda é um passo fundamental para o gerenciamento do seu negócio, pois ajuda a identificar dados como produto vendido, valores e forma de pagamento, por exemplo.

controle de vendas e estoque

Neste ponto, vale dizer que o controle de vendas e estoque é uma das bases para manter os registros sempre atualizados.

Uma atividade é complementar a outra: sem um estoque bem organizado, a empresa pode ter problemas com as vendas e vice-versa. 

Acompanhe o desempenho de indicadores relevantes

Uma gestão de vendas eficiente não para na administração de operações: o controle segue no monitoramento de indicadores de desempenho.

Com as etapas organizadas, ações bem definidas e processos de vendas fluindo conforme o planejado, é hora de avaliar o desempenho das estratégias implementadas.

A partir disso, é possível medir custos, retorno financeiro, produtividade da equipe e até mesmo eficiência das ações de venda. 

O uso da tecnologia no controle de vendas

Com o desenvolvimento de sistemas de automação, a tecnologia trouxe soluções eficientes para auxiliar no controle do fluxo de vendas. 

A diversificação dos métodos de pagamento, por exemplo, é um ótimo caminho para aprimorar o desempenho das vendas. 

Isso porque a falta do meio de pagamento desejado entre as opções é um dos principais motivos para desistência de uma compra. 

Dentre os métodos mais buscados, o Pix ganha cada vez mais destaque nas transações.

Segundo o anuário da CX Trends 2022, 66% dos entrevistados concluíram as compras com o pagamento instantâneo do Banco Central. 

Como a Aarin ajuda no controle de vendas de sua empresa?

A Aarin é uma tech-fin com soluções especializadas em Pix e Open Banking, estruturadas para te ajudar na diversificação dos métodos de pagamentos e otimizar a gestão do seu negócio.

Por meio das sub-contas Aarin com repasse automático, você garante total visibilidade sobre todas as vendas, mesmo após o repasse dos valores. 

Dessa forma, fica muito mais fácil controlar as suas vendas e estabelecer uma administração mais eficiente.

Otimize suas vendas com o primeiro hub financeiro especializado em Pix no Brasil!

Conclusão

Controlar o fluxo de vendas é um dos pilares da boa gestão de qualquer negócio. Se as etapas de venda não fluem corretamente, todo o funcionamento da empresa pode ser prejudicado.

Ao longo deste artigo, você entendeu como funciona o processo de controle e conferiu dicas exclusivas para aplicar a estratégia no seu negócio. 

Além disso, compartilhamos neste conteúdo o papel da tecnologia na otimização da gestão de vendas. 

Para saber mais sobre como as soluções tecnológicas podem contribuir para o desenvolvimento da sua empresa, não deixe de acompanhar o blog da Aarin.

Compartilhe este post

Leia também

Deixe uma resposta

Fale com a Aarin!

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato:

Mensagem enviada com sucesso!

Entraremos em contato em breve! 

A aarin utiliza cookies para tornar sua experiência aqui, mais prática e dinâmica. Ao navegar no site, você concorda com política de privacidade e cookies.

%d blogueiros gostam disto: