O guia completo sobre Credit as a Service (CaaS)

credit as a service

A era do “tudo como serviço” é uma realidade e traz muitos benefícios para o público e também para os negócios. O Credit as a Service é um ótimo exemplo dessas vantagens.

O conceito apresenta o crédito como um serviço, permitindo a oferta de linhas de crédito por empresas fora do setor financeiro. 

Com isso, alternativas de financiamento muito mais acessíveis são disponibilizadas, ampliando a oferta de crédito no país para consumidores não atendidos pelas soluções tradicionais concedidas pelos bancos.

Para que você possa compreender melhor o sistema, vamos abordar algumas informações importantes ao longo deste conteúdo, como:

  • conceito por trás do Credit as a Service;
  • como ele funciona na prática;
  • como aplicar no seu negócio;
  • principais benefícios.

Aproveite a leitura!

O que é Credit as a Service (CaaS)?

credit as a service Brasil

O conceito de Credit as a Service, ou simplesmente CaaS, consiste na possibilidade de oferta de crédito como uma solução por diversas empresas, mesmo fora do setor financeiro.

Para entender melhor, vamos pensar na tradução do termo para o português: crédito como um serviço. É uma solução white label para negócios em qualquer ramo de atuação.

Ou seja, o crédito deixa de ser um produto exclusivo das instituições financeiras e é ofertado como um serviço, podendo ser disponibilizado por organizações de outros nichos.

Esse processo faz parte da evolução do Open Banking e do Open Finance no país, que permitem o compartilhamento de informações e de produtos financeiros, respectivamente.

Com o Open Finance, é possível movimentar contas bancárias em diferentes plataformas de forma mais prática, ágil e segura.

Um bom exemplo desse processo é a funcionalidade “Minhas Finanças”, um agregador de contas lançado pelo Next

A ferramenta permite que o cliente visualize dados de contas correntes e cartões de crédito de diversas instituições. Veja algumas informações disponíveis na nova função:

  • limites do cartão de crédito e das contas correntes;
  • fatura e lançamentos futuros do cartão de crédito;
  • extratos de contas do Next e outras instituições;
  • saldo.

Em breve, também será possível acessar informações sobre financiamentos e linhas de crédito. 

Como funciona o Credit as a Service?

O principal objetivo do CaaS é desenvolver linhas de crédito personalizadas, que atendam às necessidades específicas dos consumidores de um determinado marketplace.

Isso é feito a partir das APIs públicas de bancos, que disponibilizam o acesso a toda estrutura por trás do serviço de crédito para empresas que atuam fora do setor financeiro. 

Essa estrutura inclui tanto a parte operacional, quanto a tecnológica e a regulatória. 

Ou seja, a solução adquirida já está pronta para ser implementada no negócio, independente do seu ramo de atuação.

Além disso, o compartilhamento de dados trabalhado pelo Open Banking traz informações complementares sobre o público, auxiliando no desenvolvimento de serviços mais assertivos.

Os agregadores de contas, como o desenvolvido pelo Next, por exemplo, facilitam a criação de perfis de crédito mais justos e muito mais competitivos, tornando a operação mais acessível aos usuários.

A oferta de produtos e serviços abertos, proporcionada pelo Open Finance, garante a democratização do crédito, permitindo o acesso a toda infraestrutura necessária para a criação de linhas alternativas.

Quais são os benefícios do Credit as a Service?

O CaaS traz um novo modelo de negócio no segmento de crédito, com soluções mais acessíveis e personalizadas. 

Não é à toa que as fintechs de crédito estão entre os principais segmentos do ramo no Brasil. 

Segundo o relatório “Distrito Fintech Mining Report 2021”, elas estão na segunda posição do ranking de segmentos de fintechs no país, representando 13,6% das startups.  

O método perde apenas para as fintechs voltadas a sistemas de pagamento, que representam 15% das startups do país.

Esse crescimento do credit as a service é facilmente justificado pelas inúmeras vantagens proporcionadas pelo sistema. Conheça algumas delas a seguir.

Redução dos riscos

caas credit as a service

O conhecimento de uma loja sobre o comportamento do cliente é muito mais específico do que as informações adquiridas pelos bancos, por exemplo.

A relação mais próxima com os consumidores permite saber qual solicitação tem maiores chances de inadimplência.

Com esses dados, é possível entender com mais clareza os riscos de cada operação e assim trazer mais segurança para a negociação.

Crescimento nas vendas

A possibilidade de incluir uma linha de crédito personalizada no portfólio do seu negócio é sinônimo de crescimento nas vendas.

Com a ampliação do seu leque de serviços, você consegue alcançar um público maior, levando o conhecimento da sua marca para novos consumidores. 

Melhorias na experiência do cliente

Outro grande diferencial das linhas de crédito apresentadas por empresas fora do setor financeiro é o atendimento personalizado.

Conhecendo o perfil e as necessidades dos clientes, o negócio pode desenvolver uma solução exclusiva para atender às demandas particulares desse público, melhorando a experiência com a sua empresa.

Na prática, isso reflete de forma positiva também na reputação da empresa e, consequentemente, no aumento das vendas. 

Maior fidelização dos clientes

O credit as a service também é um grande diferencial na construção de um relacionamento mais próximo com os clientes, gerando maior confiança sobre as soluções oferecidas no seu portfólio. 

Além disso, ao proporcionar uma boa experiência ao seu público, a chance de fidelização é muito maior. 

Como podemos ajudar seu negócio?

Criada com o objetivo de facilitar o acesso a soluções financeiras para empresas fora desse setor, a Aarin Tech Fin desenvolveu um hub pioneiro focado em Pix e Open Banking.

A plataforma se conecta com o Open Finance e contribui para a integração de serviços voltados para experiências de invisible banking, aprimorando a jornada de consumo dos usuários.

O leque de funcionalidades inclui soluções para varejo físico e digital. Dentre elas, a integração com o Pix é um dos grandes destaques. 

Além dessa conexão, veja outras funções da plataforma:

  • automação dos processos regulatórios com sistema de compliance as a service;
  • confirmações de pagamento sem a necessidade de acessar contas bancárias;
  • split de pagamento prático e seguro;
  • integração de APIs.

Conecte o seu negócio às inovações do Open Finance com o hub tech-fin da Aarin!

Conclusão

Como vimos, o credit as a service permite a oferta de linhas de crédito por empresas que atuam fora do segmento financeiro.

A solução, trazida com o processo de Open Finance, garante o desenvolvimento de linhas personalizadas, mais acessíveis ao público.

Esperamos que este conteúdo tenha ampliado o seu conhecimento sobre esse conceito tão importante na era de inovações do mercado financeiro. 

No blog da Aarin você encontra outras explicações importantes sobre as transformações do setor, aproveite para conferir!

Compartilhe este post

Leia também

Deixe uma resposta

Fale com a Aarin!

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato:

Mensagem enviada com sucesso!

Entraremos em contato em breve! 

A aarin utiliza cookies para tornar sua experiência aqui, mais prática e dinâmica. Ao navegar no site, você concorda com política de privacidade e cookies.

%d blogueiros gostam disto: