Ícone do site Blog Aarin

DaaS (Data as a service): O que é, como funciona e vantagens para o seu negócio!

daas

O conceito de DaaS, ou Data as a Service, é relativamente novo no mercado, mas chegou para revolucionar o sistema de gestão de dados.

Quem tem um negócio sabe como os dados são importantes para diversos processos, desde a definição do público-alvo até o planejamento logístico da empresa.

Pensando nisso, o DaaS tem como objetivo facilitar o acesso, armazenamento e processamento dessas informações.

Neste artigo, explicamos como o sistema funciona na prática e as principais vantagens para o seu negócio. 

Aproveite a leitura!

O que é o DaaS (Data as a service) 

DaaS é a sigla para Data as a Service, termo que representa as ferramentas instaladas em nuvem para fornecer serviços de dados, como armazenamento, integração e análise.

Os dados como serviço, na tradução para o português, podem ser descritos como uma estratégia de gerenciamento de dados, que permite terceirizar a maioria das operações relacionadas a essa área. 

Com ele, ao invés de precisar instalar vários aplicativos para acessar dados de diferentes plataformas, você consegue integrar tudo em um só lugar. 

Ou seja, é uma maneira de armazenar a grande quantidade de dados produzidos por uma empresa e ainda compartilhar essas informações com outras instituições.

Isso permite uma rica troca de conhecimento, que pode agregar insights importantes para os negócios.

Esse é um conceito bem novo no mercado, mas que já vem conquistando muitas instituições pela praticidade no gerenciamento de dados e também pela segurança dos serviços que utilizam computação em nuvem.

Qual é o objetivo do DaaS?

O principal objetivo do DaaS é permitir o acesso aos mais variados dados, de diferentes fontes, sem a necessidade de instalar um software específico. 

A ideia é que seja possível coletar, analisar e também fornecer informações em diferentes formatos, criando uma grande rede de compartilhamento dentro da nuvem.

Com isso, as empresas têm a oportunidade de acessar diversas informações relevantes para o seu negócio em apenas um lugar, de maneira muito mais simples, ágil e segura.

Outro ponto importante é que os dados como serviço também impulsionam a aplicação de novas soluções no sistema de nuvem, uma tendência crescente no mercado.

A digitalização das informações pede um local de armazenamento online, fácil de usar, confiável e com bom custo-benefício. 

O DaaS conta com todas essas vantagens e muito mais, permitindo a adaptação das empresas a essa transformação digital.

Além disso, o sistema traz insights relevantes que ajudam na otimização das operações, assim como no crescimento do negócio. 

Como funciona o Data as a service?

O Data as a Service funciona pela nuvem, integrando diversas plataformas de dados em um só lugar e garantindo mais acessibilidade a essas informações.

Na prática, a ferramenta se assemelha ao SaaS (Software as a Service), conceito que disponibiliza softwares e outras soluções tecnológicas por meio da computação na nuvem.

Para isso, o sistema segue outras soluções “as a service” do mercado e utiliza a tecnologia dos APIs para permitir a integração de dados em um ambiente virtual, acessível e democratizado.

Vale destacar que o sistema não se concentra em apenas um fornecedor, mas sim funciona com base em uma rede de conexão com empresas variadas.

Isso permite a virtualização de uma fonte de dados cada vez mais vasta, ampliando a competitividade entre as empresas, que têm acesso a uma avaliação mais completa do seu negócio por meio desses dados.

Confira algumas soluções incluídas no sistema de Data as a Service:

Essas soluções podem ser usadas por diversos setores da empresa para aprimorar processos internos.

O marketing, por exemplo, consegue utilizar os dados como base para entender o perfil do público-alvo e assim direcionar melhor as suas campanhas.

Já o setor operacional tem a oportunidade de acessar informações que ajudam a otimizar o tempo e a qualidade das tarefas ou ainda reduzir custos com as operações. 

Qual é o impacto do DaaS?

O conceito de dados como serviço tem impacto direto no processo de transformação digital das empresas, que caminha para disponibilizar o máximo de operações online aos consumidores.

Ter um ambiente para armazenar dados sem depender de um ou de vários fornecedores é um grande passo para a economia, praticidade e agilidade com a computação em nuvem.

Além disso, ter a liberdade para escolher as soluções de data mais adequadas para o seu negócio são pontos muito positivos na digitalização de processos.

Afinal, os dados são fundamentais para o planejamento estratégico da empresa, que é essencial para implementar novas soluções.

Essas novas soluções, impulsionadas pela digitalização, fazem parte de uma adaptação ao comportamento do usuário, que busca praticidade, agilidade e acessibilidade nos serviços.

Para se ter uma ideia, o comércio eletrônico teve uma alta de 48,41% no faturamento em 2021, comparado a 2020. 

A pesquisa, realizada pela Neotrust, ainda mostrou que o e-commerce registrou um recorde histórico ao representar 17,9% das vendas varejistas em novembro de 2021. É o maior índice desde janeiro de 2018.

Os índices comprovam a inegável importância de trazer os serviços para o meio digital, oferecendo soluções simplificadas e ágeis para os usuários.

Principais vantagens do DaaS

Até aqui, conhecemos o que é o DaaS e já tivemos uma ideia da importância desse sistema de integração de dados, não é mesmo?

O potencial positivo do Data as a Service é enorme, beneficiando tanto as empresas quanto os clientes. 

Organizar e operacionalizar dados nem sempre é um processo fácil, mas o DaaS é um grande aliado para atingir esse objetivo de maneira simplificada.

Com acesso a dados que permitem um conhecimento aprofundado sobre as necessidades da empresa e do público, surge a possibilidade de melhorar a experiência do consumidor.

A consequência disso é o aumento na captação e retenção de clientes, o que resulta no crescimento das vendas e em muitos outros benefícios.

Essas são apenas algumas das muitas vantagens dos dados como serviço. Confira outras a seguir.

Flexibilidade Financeira

Um dos principais benefícios é a flexibilidade financeira, já que o sistema DaaS terceiriza o gerenciamento de dados.

Isso significa que a empresa não precisa se preocupar em contratar uma equipe especializada ou comprar vários softwares diferentes para coletar, armazenar e processar os dados.

Ao reunir as informações em um só lugar, é possível reduzir custos e ainda avaliar quais pontos operacionais precisam de melhorias.

Com isso, você consegue direcionar investimentos para outras áreas do seu negócio, agindo de maneira mais eficiente sem se enrolar com o orçamento. 

Vale destacar que o conhecimento adquirido pelos dados compartilhados no Data as a Service geram insights poderosos para evitar o investimento em soluções erradas.

Agilidade

A agilidade nos processos está entre os principais focos dos dados como serviço e essa é uma das grandes vantagens da solução.

O uso de computação em nuvem por si só já torna qualquer operação mais flexível e rápida, permitindo o acesso a diversas informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Isso tudo é possível porque, como já explicamos aqui, o DaaS combina as mais variadas fontes e diferentes formatos de dados, criando assim uma grande plataforma integrada.

Assim, o sistema contribui para o compartilhamento rápido de informações, que podem ser facilmente acessadas pelas empresas para análises específicas.

Além disso, reunir tudo em um só lugar reduz o tempo de buscas por dados relevantes. 

Qualidade dos dados

Muito além de fornecer dados, vale destacar que o Data as a Service disponibiliza uma qualidade elevada para os dados compartilhados.

A automatização dos processos possibilita rastrear qualquer tipo de alteração nos dados, com isso as informações são completas, seguras e confiáveis.

Outro benefício diretamente relacionado à qualidade é a segurança do gerenciamento de dados, facilitada pelo serviço de armazenamento na nuvem. 

Para completar o DaaS torna o acesso aos diversos dados muito mais democrático. Com o sistema, empresas menores conseguem ter acesso a fontes mais amplas de pesquisas feitas por organizações maiores.

Já as grandes corporações conseguem acessar insights inovadores e atuais coletados por empresas que estão começando agora no mercado. 

Essa troca é muito importante no processo de desenvolvimento de novas soluções com foco no cliente.

Custo benefício

Citamos a flexibilidade financeira e a redução de custos a partir dos insights trazidos pelos dados, mas vale a pena destacar também o custo-benefício do Data as a Service.

Imagine ter que arcar com as despesas de um software para cada área do seu interesse, outro para gerenciar os dados importantes para você e outro para fazer análises: a conta fica grande, não é mesmo?

A criação de uma plataforma que reúne diversas pesquisas em um só lugar elimina gastos com a assinatura de vários softwares, além de garantir o acesso a um vasto acervo de informações relevantes por um preço que cabe no bolso.

Assertividade na tomada de decisão

Você pode ter um instinto muito aguçado, mas basear todo seu planejamento estratégico na sorte é um grande pulo no escuro.

As pesquisas e os estudos servem exatamente para te ajudar na tomada de decisões, fornecendo dados que servem como base para identificar o melhor caminho.

Com esses dados, é possível ter uma visão ampla do seu negócio. 

Assim, você cria soluções mais assertivas e reduz os riscos de desperdiçar recursos em estratégias sem chances de retorno. 

Se o seu público é A e você faz uma campanha com foco no público B, a adesão será bem baixa, certo? 

Por outro lado, se você avaliou os dados, identificou que o público que consome o seu produto é o A e direcionou suas estratégias para esse perfil, as chances de sucesso são muito maiores. 

Como a Aarin pode ajudar a impulsionar o seu negócio?

O uso dos dados como serviço é um ótimo complemento para o conceito de Open Banking, que vem transformando as operações financeiras no Brasil.

Na prática, o objetivo do Open Banking é exatamente permitir o compartilhamento de dados entre as instituições financeiras para impulsionar a criação de soluções mais práticas, rápidas e acessíveis para os clientes.

Dentro desse sistema aberto, o DaaS pode auxiliar a encontrar as melhores ferramentas de gerenciamento de dados, facilitando essa troca de informações e já é possível integrar etapas de validação de dados.

Para aplicar tudo isso no seu negócio, é fundamental contar com um parceiro especializado como a Aarin Tech Fin, para fazer toda linha de compliance customizada para seu negócio.

A empresa é pioneira no desenvolvimento de um hub especializado em Open Banking e em Pix no Brasil, dois mecanismos inovadores no mercado financeiro.

Ou seja, a Aarin está pronta para te ajudar a transformar o seu negócio, trazendo soluções completas para inovar nessa era de digitalização. 

Transforme o seu negócio com o primeiro hub especializado em Open Banking no Brasil!

Conclusão

À primeira vista, o conceito de Data as a Service pode parecer complexo, mas neste conteúdo descobrimos que ele chegou para revolucionar e ser um grande aliado das empresas.

O compartilhamento de dados é fundamental para o desenvolvimento dos negócios, que precisam dessa base para analisar sua estruturação e assim planejar estratégias cada vez mais assertivas.

Muito além de ajudar na tomada de decisões, o DaaS contribui para um cenário ainda mais amplo, que vem ganhando destaque no mercado financeiro: o Open Banking.

Juntos, os dois sistemas criam um ambiente propício para a criação de novas soluções, que trazem benefícios tanto para as organizações como para os usuários.

Tudo isso faz parte desse momento de transformação digital, que visa disponibilizar serviços de maneira mais simples, com processos rápidos e práticos.

Não vai deixar o seu negócio de fora, não é mesmo? Aproveite as soluções da Aarin e garanta soluções financeiras inovadoras para seus clientes!

Sair da versão mobile