Mercado Financeiro no Metaverso: Entenda quais são os impactos

mercado financeiro no metaverso

Você sabe quais são as tendências do mercado financeiro no metaverso? Então vem com a gente que vamos te contar mais sobre o assunto!

Já faz alguns meses que a palavra metaverso não sai da boca do povo. E nem das pesquisas do Google.

O termo foi um dos mais buscados no último trimestre de 2021 e tem despertado a curiosidade de pessoas e empresas, que já veem na ferramenta uma grande possibilidade de investimento.

Entre as pesquisas relacionadas ao termo metaverso estão também:

  • como entrar?
  • como investir?
  • é perigoso?
  • é o futuro?
  • vai dar certo?

Como tudo ainda é muito recente neste universo, as perguntas são mais comuns do que as respostas, mas uma coisa é certa: o mercado financeiro no metaverso já está a todo vapor.

De acordo com o infográfico “Metaverso – O caminho entre o real e o virtual“, desenvolvido pela área de Insights & Innovation da FleishmanHillard Brasil, o potencial de mercado que o metaverso pode atingir até 2024 é de US$ 800 bilhões.

Nada mal, não é mesmo? E olha que ele está só começando! 

Quer saber mais sobre o mercado financeiro no metaverso? Então vem com a gente!

O que é o metaverso?

O metaverso é um universo totalmente virtual e imersivo, onde será possível construir uma série de coisas, utilizar avatares, interagir com outras pessoas, comprar, vender, jogar, investir e muito mais.

Ele veio para mudar a nossa interação com o mundo digital.

Geralmente, para entrar no metaverso são utilizados óculos de realidade aumentada que integram os movimentos do mundo real ao mundo virtual.

Se hoje acessamos o mundo virtual pela tela dos celulares, em breve os óculos de realidade aumentada serão tão comuns quanto esses aparelhos e serão usados para as mais diversas atividades, em diferentes segmentos.

Mas além de sensores, óculos e fones de ouvido integrados aos nossos sentidos, o metaverso vai ser integrado entre si.

Por exemplo, hoje em dia existem jogos, como o Fortnite, que são chamados de metaverso jogos. Entretanto, cada jogo é uma unidade separada e não interage com outros jogos.

No futuro, a ideia é que tudo seja interligado, um ambiente virtual no qual você consegue usar diferentes serviços e consumir diversos produtos de forma virtual. É como se fosse uma cidade, onde tudo é possível.

É por isso que vemos muitas empresas buscando investir no metaverso, porque definitivamente ele fará parte do nosso futuro.

Ok, mas e como isso se aplica ao mercado financeiro, você pode estar se perguntando. Nós te explicamos!

O que é metaverso financeiro?

como investir no metaverso

Podemos chamar de metaverso financeiro, as atividades econômicas envolvidas neste universo virtual. 

Como é de se esperar, as atividades econômicas acompanham as pessoas e as interações sociais e, por isso, com o metaverso – que ainda é um conceito em desenvolvimento – existem novas possibilidades financeiras.

Quando falamos em comprar um terreno virtual hoje em dia, isso parece uma coisa muito distante da nossa realidade, certo?

Mas com o metaverso financeiro e a transformação digital criada por ele, essa pode se tornar uma possibilidade real de investimento.

De fato, já é possível comprar terrenos virtuais por meio das criptomoedas. Algumas delas, como a MANA, foram desenvolvidas para o metaverso e podem ser usadas em uma plataforma 3D chamada de Decentraland.

Também é possível investir em criptomoedas no metaverso, tokens de ativos, ações de empresa do metaverso, entre outras possibilidades.

Quais são os impactos do mercado financeiro no metaverso?

Os produtos oferecidos pelos bancos vão mudar, pois eles farão parte da experiência imersiva do metaverso.

Isso vai exigir uma adaptação dos bancos tradicionais e da forma como eles criam e oferecem seus serviços.

Vários deles, inclusive, já estão investindo no metaverso, como é o caso do Banco do Brasil e do Itaú, por exemplo, que já estão oferecendo conteúdo digital por lá.

Por outro lado, existe a possibilidade de que as soluções descentralizadas, como o blockchain e as criptomoedas sejam predominantes.

O fato é que a realidade virtual proporcionada pelo metaverso ainda está engatinhando e muita coisa pode mudar, mas a expectativa é que o mercado e os investidores estejam ligados nas novidades e a ferramenta receba cada vez mais pesados investimentos.

– Como o metaverso afeta o mercado de pagamentos?

metaverso economia

O setor atrai investidores financeiros jovens e afeta o mercado de pagamentos que precisa se adaptar à nova realidade.

Dinheiro real e virtual se alimentam e criam oportunidades no mercado financeiro. E quando falamos em mercado de pagamentos no metaverso não tem como não falar das criptomoedas e dos NFTs.

Essas são algumas das maneiras de obter lucro desse universo. NFT é uma sigla Non-fungible token, em português token não fungível, que são ativos que não podem ser substituídos.

Eles podem ser uma obra, uma música e até um meme e podem ser negociados a partir de sistemas de blockchain.

No ano passado, o mercado de tokens disparou em relação a 2020. Para se ter uma ideia, apenas entre os NTTs mais caros, mais de 241 milhões de dólares foram movimentados. Isso dá em torno de 1,4 bilhão de reais.

O que esperar do mercado financeiro no metaverso?

Podemos esperar muitas novidades e muitas oportunidades de negócio serão criadas.

E como ele ainda é uma tendência, muita coisa ainda não está definida e os caminhos para a economia no metaverso são bastante amplos, podendo pender para vários lados.

Mas para citar alguns exemplos, podemos esperar corretoras de imóveis de terrenos virtuais, compra e venda de tokens e novas atividades econômicas sendo criadas. 

Uma empresa de tênis, por exemplo, pode desenvolver tênis virtuais e oferecê-los no metaverso. É o que fez a Nike, que lançou uma coleção de tênis digitais em 2022.

Ou seja, tem muita coisa em desenvolvimento, mas saem na frente as empresas que enxergam as oportunidades que estão se abrindo no mercado financeiro do metaverso.

Quer otimizar os processos da sua empresa e sair na frente? 

Conheça os serviços da Aarin Tech Fin!

Conclusão 

O mercado financeiro no metaverso está dando seus primeiros passos. 

Com o sistema ainda em desenvolvimento, é aí que surgem grandes oportunidades de inovar, de investir e de vender!

Com a interação com o mundo digital prestes a mudar totalmente, o impacto financeiro é certeiro.

Por isso, ficar atento ao mercado e conhecer mais sobre o assunto é uma boa maneira de começar! Leia também: Tecnologia Financeira: Por que investir na sua empresa?

Compartilhe este post

Leia também

Deixe uma resposta

Fale com a Aarin!

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato:

Mensagem enviada com sucesso!

Entraremos em contato em breve! 

A aarin utiliza cookies para tornar sua experiência aqui, mais prática e dinâmica. Ao navegar no site, você concorda com política de privacidade e cookies.

%d blogueiros gostam disto: