O que é Invisible Bank: Guia completo sobre essa tendência

Com as inúmeras mudanças ocorrendo no mercado financeiro, uma das principais perguntas tem sido: “o que é invisible bank?”.

Sendo parte da digitalização das operações bancárias no Brasil, o conceito de Invisible Bank tem chamado a atenção de clientes e empresários.

Entre seus principais benefícios, está a total integração dos serviços bancários no dia a dia da população. 

Para as empresas, o conceito oferece inúmeras oportunidades quanto ao oferecimento de produtos financeiros. 

Quer saber mais sobre essa nova tendência? Preparamos um guia completo para você tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe!

O que é Invisible Bank?

O Invisible Bank, ou Banco Invisível, em português, consiste em transformar os processos bancários em algo totalmente integrado à rotina da população.

Utilizando Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias como base, esse conceito permite o uso de dispositivos móveis para efetuar inúmeras transações bancárias.

Dessa forma, transformando a experiência do banco, de modo prático e seguro, em uma atividade natural no cotidiano das pessoas.

Um exemplo disso são os Invisible Payments, ou Pagamentos Invisíveis, que têm como premissa permitir que clientes façam pagamentos apenas acionando a assistente virtual do próprio celular, por exemplo.

Portanto, o banco invisível permite a execução de serviços bancários sem o uso de caixas eletrônicos ou até mesmo a abertura de um aplicativo.

Como e quando surgiu o Invisible Bank?

O processo global de digitalização continua provocando diversas mudanças no cotidiano de toda a população.

Entre as mais evidentes, está a popularização da internet e, consequentemente, dos smartphones.

Aproveitando essa realidade, as fintechs surgiram nos últimos anos com o objetivo de transformar os serviços bancários.

E o resultado disso foi inevitável: com uma nova forma de executar o que antes era feito apenas em agências de bancos, os usuários têm buscado cada vez mais praticidade quando se fala em serviços bancários.

Em conformidade a essa demanda, o Banco Central anunciou em 2019 a implementação do Open Banking.

Também chamado de Open Finance, esse sistema ajudou a dar mais liberdade ao usuário no compartilhamento das suas informações.

Em pouco tempo, as novas tecnologias atreladas ao Open Banking possibilitaram o oferecimento de serviços financeiros pelas mais diversas empresas.

O resultado natural de toda essa transformação foi o conceito de Invisible Bank.

Com pagamentos sendo possíveis por meio de redes sociais, além de empréstimos e financiamentos sendo oferecidos por lojas, o “banco por trás” é uma tendência ainda em desenvolvimento.

Invisible Bank no Brasil e no mundo

O motivo pelo qual a dúvida “o que é Invisible Bank?” tem surgido bastante é a crescente popularização do tema no Brasil.

Já adotado em outros países, esse conceito tem conquistado cada vez mais brasileiros.

De acordo com um estudo da Accenture, realizado em 2020 com mais de 47 mil usuários em todo o mundo, 44% dos brasileiros utilizam bancos digitais.

Em geral, os usuários bancários considerados “tradicionais” já são minoria, sendo de 2% no País contra os 16% da média mundial.

Atendendo à demanda, o mercado financeiro brasileiro tem avançado bastante e oferecido novas tecnologias, como o pagamento instantâneo, ou PIX.

Cada vez mais, os usuários têm percebido as vantagens de contar com processos bancários fluidos e integrados à rotina.

Mudanças recentes e já populares no Brasil, como a abertura de contas pelo celular, transferências automáticas por voz e contratação de serviços financeiros em lojas, fazem parte do conceito de Invisible Bank.

Qual é o objetivo do Invisible Bank?

O objetivo do Invisible Bank é promover uma maior integração entre dispositivos para que transações bancárias sejam realizadas com autonomia e segurança.

Tecnologias como o Open Banking e pagamentos instantâneos, citados anteriormente, junto a loT, Comando de Voz, AI e APIs estão diretamente ligadas a este conceito.

Para os próximos anos, a ideia busca fazer com que as pessoas façam transações de forma tão natural, que nem mesmo percebam sua ligação com um banco.

Em alguns países,essa já é uma realidade, como nos Amazon Go, conhecidos como “supermercados sem caixa”.

Dentro deles, o cliente escolhe os produtos que deseja levar, vai para casa e não precisa utilizar nenhuma aplicação bancária.

Todo o pagamento é feito de forma “invisível”, através da cobrança direto no cartão de crédito pré-cadastrado pelo cliente.

De acordo com um estudo da KPMG, assistentes como a SIRI, da Apple, Alexia, da Amazon e Viv, da Samsung, contribuirão ainda mais para essa evolução dos bancos até 2030.

Como funciona o Invisible Bank?

O Invisible Bank é formado por três camadas, representando um sistema bancário desagregado.

São elas:

Plataforma

A plataforma é a camada em que o consumidor se conecta com o banco para fazer a solicitação de transação.

Nesse caso, a integração é feita através de Inteligência Artificial, por meio de dispositivos como as assistentes virtuais, citadas anteriormente.

Produto

O produto é a camada onde temos o que o banco oferece e o cliente deseja utilizar, como por exemplo:

  • Transferência bancária;
  • Pagamento de boleto;
  • Pagamento ou transferência com o PIX.

Através do banco invisível, o produto oferecido ao usuário pode ser bastante personalizado de acordo com as suas necessidades.

Processo

A camada de processo diz respeito ao método utilizado para viabilizar a transação financeira, como o uso de APIs de pagamento.

Ao final, temos a composição do que é Invisible Bank como conhecemos, com soluções e serviços bancários mais ágeis e acessíveis para os clientes.

Assim, evitando as enormes filas de agências bancárias e até mesmo a abertura de aplicativos de bancos e instituições financeiras digitais.

O que é Invisible Bank: Principais vantagens

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Até este ponto, as vantagens para os consumidores com o uso do “banco invisível” já estão mais do que claras.

Oferecendo praticidade através da tecnologia financeira, ele permite que os clientes acessem serviços bancários com maior velocidade, sem abrir mão da segurança.

Tudo de forma bastante natural, utilizando apenas o dispositivo móvel (mobile banking).

No entanto, é importante ressaltar que empresas dos mais variados segmentos também são fortemente beneficiadas pelo Invisible Bank.

Com a adoção desse conceito em seus meios de pagamento e até mesmo na carteira de produtos e serviços, é possível atrair mais clientes e se fortalecer no mercado.

Confira abaixo as principais vantagens do Invisible Bank para as empresas:

Soluções personalizadas

O conceito de banco invisível e as tecnologias relacionadas a ele permitem que as empresas ofereçam cada vez mais serviços personalizados a seus clientes.

Isso significa dizer que, se uma loja de construção quiser oferecer o financiamento para a obra do seu cliente, ela pode.

Assim como uma loja de roupas também se torna capaz de oferecer opções de empréstimo para seus clientes fazerem compras de fim de ano.

Tudo isso é possível, inicialmente, por conta do Open Banking, que permite o compartilhamento de dados financeiros de forma consentida.

E assim, fez com que empresas pudessem oferecer soluções financeiras a seus clientes.

Para possibilitar esse procedimento, o banco invisível usa diversas APIs.

Ao contrário do que ocorre com os BaaS, em que existe um único banco por trás oferecendo seus serviços a partir de uma plataforma white label.

No caso do banco invisível, as APIs disponibilizadas por diferentes instituições financeiras são escolhidas pela empresa, de acordo com suas preferências.

Portanto, de forma bastante simplificada, se para o empresário é mais vantajoso oferecer empréstimo com as condições do Banco X, e financiamento com as taxas do Banco Y, assim será feito.

No entanto, a personalização de soluções deve ser feita através de uma empresa especializada em Open Banking, como a Aarin

Melhora a experiência de pagamento do cliente

A experiência de pagamento dos clientes de empresas que utilizam o conceito de banco invisível é sem dúvidas muito mais simplificada.

Um exemplo disso é a adoção do pagamento instantâneo, ou PIX, por empresas físicas ou online.

Em geral, o processo de compra nas empresas envolve bastante burocracia, como a emissão e pagamento de boletos, ou contagem de cédulas e uso de senha no débito ou crédito.

Com a adoção do PIX, é possível que uma compra online ou física seja concluída em segundos. 

A maior vantagem para os empresários está na eliminação de taxas de cartão de crédito e necessidade de comprovantes.

Para os clientes, ao invés de esperar dias para a compensação de uma compra online ou precisar usar dinheiro físico/cartões, é possível concluir o pagamento de forma imediata.

Vantagem competitiva

Historicamente, empresas capazes de se atualizar junto às mudanças do mercado possuem muito mais chances de crescimento no longo prazo.

Ao oferecer um nível superior de comodidade aos clientes, junto a uma cartela variada de serviços financeiros, é inevitável ganhar mais destaque no mercado.

Um bom exemplo é a Amazon Go, já citada anteriormente, que foi tema de diversas matérias e reportagens, atraindo ainda mais clientes.

Em comparação com outros tipos de conveniência, ela sai na frente pela adoção da tecnologia para otimizar a experiência dos clientes.

Com processos mais ágeis e possibilidade de personalização, é possível aumentar a autoridade no mercado e chamar a atenção de novos consumidores.

Sobretudo, em uma realidade em que cada vez mais brasileiros estão buscando praticidade e simplificação nos serviços financeiros.

Nesse sentido, o alinhamento dos produtos e serviços às necessidades do público-alvo do negócio também representa um ponto de diferenciação no mercado.

Praticidade e agilidade

Sem dúvidas, o conceito do Invisible Bank é sinônimo de praticidade e agilidade tanto para as empresas quanto para os seus clientes.

Com as inúmeras possibilidades oferecidas pelas tecnologias de banco invisível, você pode transformar o contato com o cliente em uma experiência muito mais otimizada.

Ou seja, se houver necessidade de empréstimo, o consumidor pode contratar a solução direto na sua empresa.

E se o cliente está apressado, pode concluir a compra em segundos utilizando o PIX, sem precisar enfrentar filas ou receber comprovantes em papel.

O objetivo deve ser utilizar a tecnologia como meio para tornar a experiência do cliente mais ágil e vantajosa, contribuindo assim para sua fidelização.

Segurança

Um ponto fundamental para o sucesso e popularização das tecnologias de banco invisível é a garantia de segurança em todos os processos.

Felizmente, a mudança trazida pela digitalização também oferece novos mecanismos de acesso e pagamento.

No caso do PIX, por exemplo, o pagamento é feito por meio de um QR Code. 

Já para a efetivação de transações utilizando assistentes virtuais, o comando é reconhecido e apenas autorizado com a voz do usuário.

Além disso, as APIs utilizadas para o oferecimento de serviços pelas empresas também garantem a segurança e confidencialidade de todas as informações utilizadas para as transações.

Como se tornar um Invisible Bank?

o que é invisible bank como funciona

Para os grandes bancos, as tecnologias envolvidas no desenvolvimento de um Invisible Bank são bastante acessíveis.

No entanto, essa vantagem de acesso facilitado não impede que negócios com outros core business possam agregar produtos e serviços financeiros em seu portfólio.

Para que isso seja possível, a parceria com uma empresa especializada em Open Banking é fundamental.

Desse modo, tornando possível a conexão entre a empresa e as instituições responsáveis por cada API relacionada a uma solução financeira.

Com esse auxílio, é possível aumentar a renda da empresa entrando em diferentes segmentos do mercado de serviços financeiros de modo personalizado.

Ou seja, oferecendo o melhor conjunto de soluções de acordo com as demandas do seu público-alvo.

Desse modo, ao invés de se tornar uma instituição financeira, negócios de qualquer segmento podem funcionar adotando o conceito de banco invisível.

E assim, serem capazes de fidelizar seus clientes enquanto atraem novos consumidores pela diferenciação no seu mercado de atuação.

É importante ressaltar que você, como empresário, tem a chance de escolher quais as taxas e tarifas a serem cobradas dos seus clientes.

Como a Aarin pode te ajudar? 

A escolha de uma empresa especializada na implementação de produtos e serviços no portfólio de outros negócios deve ser feita com cautela.

Um dos principais pontos a serem analisados deve ser a capacidade de, além de implementarem as tecnologias de banco invisível, oferecerem o suporte adequado.

A Aarin é o primeiro hub tech-fin especializado em PIX e Open Banking no Brasil.

Através da nossa tecnologia, somos capazes de preparar toda a sua empresa para prestar serviços financeiros sem ser um banco.

E assim, contribuir para implementá-los no dia a dia dos seus clientes.

Entre esses serviços, está a integração da API de pagamento do PIX para otimizar seu processo de vendas.

Você também pode utilizar a API de boleto de um banco A, a API de empréstimo de um Banco B, e a linha de crédito de um Banco C.

E dessa forma, criar o conjunto de soluções que mais faz sentido para seus consumidores.

Conheça agora mesmo nossas soluções de Open Banking e PIX acessando o site da Aarin!

Conclusão

O Invisible Bank é, sem dúvidas, um conceito que ganhará ainda mais destaque no mercado ao longo dos próximos anos.

Oferecendo praticidade, tecnologia e integração entre serviços para clientes e negócios, ele é capaz de revolucionar o modo como conhecemos as transações financeiras. 
Portanto, se você se perguntava “o que é Invisible Bank?”, agora já entende todas as vantagens relacionadas a este termo.

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