Descubra como a tecnologia do pagamento invisível otimiza as vendas na sua loja

pagamento invisível

Sabe aquele pedido da sua comida preferida no iFood? Provavelmente você usou o pagamento invisível para pagar por ele.

O sistema já está presente na rotina de muitas pessoas, mas pouca gente ainda o conhece pelo nome e sabe a definição do conceito.

Como consumidor, o método garante mais segurança, agilidade e praticidade nas compras.

Já para o varejo, essa tecnologia otimiza as operações relacionadas à etapa de checkout, que deve ser muito bem trabalhada para melhorar a experiência do cliente com a empresa.

Se você também quer aprimorar o seu negócio, vale a pena conhecer esse método de pagamento com a gente neste conteúdo.

Aproveite a leitura!

O que é um pagamento invisível?

o que é pagamento invisível

Um pagamento invisível é aquele que não demanda nenhuma ação por parte do consumidor para fechar a compra. 

Ou seja, o pagamento, também conhecido como invisible payment, acontece de forma automática. 

Assim, é possível comprar um produto ou serviço sem precisar preencher os dados do cartão a cada pedido novo, por exemplo. 

Você já pode até ter utilizado essa tecnologia sem perceber, afinal temos vários exemplos de empresas que já adotaram o método, como a Uber, Netflix e o próprio iFood, por exemplo.

Qual é o objetivo do pagamento invisível?

O principal objetivo dos pagamentos invisíveis é otimizar a etapa do checkout e evitar atritos no momento da conclusão da compra.

Além disso, essa é uma maneira de trazer soluções inovadoras de pagamento aos consumidores, ponto fundamental no cenário atual.

Segundo dados do relatório The Global Payments Report, da Worldpay from FIS, as pessoas sentem falta das facilidades do meio digital no ambiente físico. 

Por isso, há uma “onda de inovação” no mercado de pagamentos – principalmente com a digitalização dos métodos – que acontece desde o início da pandemia. 

Dentre as novas soluções criadas nesse movimento de busca pela inovação, o método invisível é uma das principais apostas.

Como funciona o pagamento invisível?

Na prática, o cliente deve fazer um registro prévio dos dados utilizados no pagamento, como número do cartão, por exemplo. 

Essas informações ficam registradas no sistema do aplicativo ou site do estabelecimento, assim o consumidor não precisa preencher tudo novamente ao realizar uma nova compra.

Para quem já tem os dados registrados, funciona assim: o sistema reconhece o método e as informações previamente cadastradas, define e conclui o pagamento de maneira automática. 

Caso a loja dê a opção de cadastrar várias opção de pagamento, como cartão de crédito e cartão de débito, por exemplo, o cliente pode escolher qual delas deseja deixar como principal.

Assim, esse será o método utilizado nas compras. Lembrando que o usuário pode alterar a forma de pagamento nas configurações nestes casos. 

Pagamento invisível x Pagamento digital

A diferença entre pagamento digital e invisível é que o primeiro precisa da ação do cliente para ser concluído, já o segundo acontece de maneira automática. 

Essas são duas formas de pagamento muito usadas atualmente e, apesar de ambas acontecerem no universo digital, a diferença entre elas é clara.

No caso do pagamento digital, o consumidor deve preencher informações extras no checkout da compra.

É necessário escolher se vai pagar em boleto, cartão de crédito ou débito, por exemplo. Além disso, serão solicitados dados do cartão.

Isso sem contar informações pessoais, como endereço para entrega da mercadoria, telefone e nome, por exemplo.

A importância do pagamento invisível para o varejo

Além de adaptar o varejo às necessidades atuais do público, o invisible payment reduz o tão temido abandono de carrinho nos e-commerces.

Esse é um problema antigo das lojas virtuais e segue como uma das principais causas de dor de cabeça para os empreendedores.

Segundo um estudo da Enext, a taxa de brasileiros que adicionaram produtos no carrinho e desistiram da compra antes de fazer o pagamento em 2021 foi de 61%.

importância do pagamento invisível para varejo

Um número bem alto, não é mesmo? Para completar, a pesquisa apontou os principais motivos que levam os clientes a deixarem suas compras para trás.

A falta de opções de pagamentos diferenciadas apareceu entre as causas para o abandono de carrinho.

Quais são as vantagens dos pagamentos invisíveis?

Até aqui já deu para perceber alguns benefícios que os pagamentos invisíveis trazem para o seu negócio, não é mesmo?

Esses são apenas alguns pontos, por isso listamos as principais vantagens do método invisível de pagamento:

  • checkout rápido, fácil e otimizado;
  • melhora na experiência de compra do cliente e, consequentemente, aumento da satisfação;
  • crescimento nas vendas e no número de consumidores fidelizados;
  • redução de atrito na etapa de pagamento;
  • diferencial competitivo para sua empresa se destacar no mercado.

Pagamento invisível e Invisible Bank

O pagamento invisível faz parte do conceito de Invisible Bank, instituições que procuram automatizar as operações bancárias para torná-las mais fluídas, desburocratizadas e amigáveis.

Um Invisible Bank, ou banco invisível, é a instituição que utiliza tecnologias, como a inteligência artificial, para permitir que o usuário faça transações bancárias de maneira digital.

Quando você faz um pagamento utilizando assistentes virtuais, como a Alexa, está usando o banco invisível na prática. 

Como a Aarin pode te ajudar?

A Aarin é um hub tech-fin especializado em PIX e open banking, que te ajuda a implementar as tecnologias do banco invisível, incluindo o invisible payment. 

Lembra quando falamos sobre a importância de disponibilizar diferentes formas de pagamento para o consumidor? 

Um dos serviços oferecidos pelo hub da Aarin é a integração da API de pagamento do PIX para ampliar as opções do cliente e melhorar a experiência de compra.

Com isso, você pode trazer soluções cada vez mais completas para o seu público.

Traga o pagamento invisível para o seu negócio com o nosso hub!

Conclusão

O invisible payment já está presente no dia a dia e faz parte do processo de digitalização dos métodos de pagamento, que tende a crescer cada vez mais.

As pessoas buscam por soluções mais práticas e as empresas que oferecem inovações saem na frente dos concorrentes.

Com o sistema invisível, por exemplo, a etapa de checkout fica muito mais rápida, segura e prática, auxiliando na redução dos índices de carrinhos abandonados.

Além disso, essa tecnologia ajuda o seu negócio em relação aos atritos no momento de pagamento, evitando problemas que podem resultar na perda de uma venda.

Depois deste conteúdo, você já tem todas as informações sobre esse sistema de pagamento e pode analisar a melhor maneira de aplicá-lo na sua empresa com a ajuda do hub da Aarin. 

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