Pagamento por Aproximação: entenda como funciona e quais as vantagens da tecnologia

pagamento por aproximação

O dinheiro físico tem perdido lugar na carteira dos brasileiros para uma tecnologia muito mais prática: o pagamento por aproximação.

Há alguns anos atrás ninguém imaginaria que seria possível pagar suas compras no supermercado e aquele café na padaria por um cartão contactless, pelo celular ou até mesmo pelo relógio.

Para nossa sorte, os tempos mudaram e hoje mais da metade da população já aproveita os benefícios do sistema por aproximação no dia a dia.

Apesar disso, ainda existem muitas pessoas que não conhecem bem essa tecnologia e ficam inseguras na hora de utilizá-la.

Entender como esse método funciona faz toda a diferença nesse momento, por isso neste conteúdo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o contactless payment.

Aproveite a leitura!

O que é o pagamento por aproximação?

pagamento por aproximação cartão

O pagamento por aproximação, ou contactless payment, é um método que não exige o contato físico com sistemas externos para realizar uma transação financeira. 

A tecnologia permite que o pagamento seja feito sem a entrega do dinheiro físico ou manuseio da maquininha de cartão: basta aproximar o dispositivo da máquina para concluir a transação.

Hoje, existem os seguintes tipos de pagamentos por aproximação:

  • com cartão;
  • com o celular;
  • com um smartwatch ou outros wearables.

Por que o pagamento por aproximação é uma tendência?

Lembra quando comentamos, logo na introdução deste artigo, que mais da metade dos brasileiros já aderiu às operações por aproximação?

Esse dado é resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, que mostrou a relação do crescimento desse método com a pandemia de Covid-19.

A necessidade de distanciamento e medidas sanitárias mais rígidas sem dúvidas adiantou a expansão dessa forma de pagamento.

Outro estudo realizado pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) mostrou que, antes da pandemia, apenas 0,7% dos pagamentos com cartão eram feitos pela tecnologia contactless.

Para se ter uma ideia da evolução do sistema, em nova pesquisa, a associação registrou R$57,5 bilhões transacionados pelo método de aproximação só no terceiro trimestre de 2021.

O destaque durante a pandemia foi o suficiente para mostrar às pessoas toda a praticidade, eficiência e agilidade do método, que deve crescer cada vez mais.

Como funciona o pagamento por aproximação?

O contactless payment é possível graças a uma tecnologia chamada NFC (Near Field Communication). 

A tradução do termo para o português já explica muita coisa: comunicação por campo de proximidade. 

Ela permite que uma transação seja realizada entre um dispositivo e outro sem que seja necessário fazer a conexão por fios, só é preciso que os aparelhos estejam próximos.

Veja como funciona o processo para cada tipo de dispositivo. 

Pagamento por aproximação com cartão

Hoje, grande parte das instituições financeiras já produzem cartões com a tecnologia NFC, tanto de débito quanto de crédito. 

Nestes casos, não é preciso inserir o cartão na maquininha ou digitar uma senha na hora de realizar um pagamento: basta aproximá-lo da máquina.

Contudo, é preciso que a máquina também esteja habilitada com a tecnologia.

Para descobrir se um cartão conta com o sistema NFC, basta procurar por um símbolo parecido com o do wi-fi, mas posicionado na horizontal. 

Pagamento por aproximação com celular

Para usar o contactless payment no celular é preciso cadastrar o seu cartão no dispositivo. Esse registro é feito na plataforma criada pela fabricante, sendo as principais:

  • Apple Pay;
  • Samsung Pay;
  • Android Pay.

Normalmente, é possível registrar mais de um cartão nas plataformas, permitindo a criação da sua carteira digital.

Depois de fazer o cadastro, o processo de pagamento segue as etapas do cartão: basta aproximar o celular da máquina para realizar a transferência. 

Além disso, as fabricantes costumam exigir uma confirmação de segurança antes de concluir o pagamento, como senha ou reconhecimento facial.

Pagamento por aproximação com o relógio

pagamento por aproximação é seguro

Outra opção é o pagamento com os smartwatches, ou “relógios inteligentes” na tradução para o português.

Na prática, a operação funciona da mesma maneira que os pagamentos por celular ou cartão com tecnologia NFC. 

Além do relógio, muitas empresas já disponibilizam pulseiras com a opção de contactless payment. 

Afinal, o pagamento por aproximação é seguro?

Sim, o sistema de aproximação é seguro e, inclusive, nos protege mais do que outros métodos, como as transações com dinheiro vivo.

Isso porque você não precisa mais andar com notas na carteira ou inserir cartões nas máquinas, o que reduz o risco de clonagem e fraudes. 

Além disso, o contactless payment  segue diversas medidas de segurança, como a criação de uma espécie de código criptografado único para cada operação.

Outro exemplo disso é a necessidade de inserir a senha nas compras de valores mais altos. O limite varia de uma instituição para outra. 

Quais são as vantagens do pagamento por aproximação?

Operações por aproximação sem dúvidas facilitam muito a vida no dia a dia, mas os benefícios vão muito além da praticidade, tanto para consumidores como para empresas.

Conheça as principais vantagens do método:

  • agilidade nos pagamentos;
  • menos filas;
  • transações simplificadas;
  • melhor experiência de compra;
  • eficiência nos processos.

O futuro das transações de pagamentos

Pagamento com QR Code, por aproximação, via Pix: o mercado financeiro passa por uma fase de inovações muito positivas, mas qual o futuro desse processo?

As mudanças no comportamento de consumo das pessoas, que buscam cada vez mais praticidade, movem as empresas a desenvolver novas soluções para atender a essa demanda.

Junto disso, vemos crescer a acessibilidade a variadas tecnologias, como o sistema NFC, o que possibilita a criação de produtos e serviços muito mais ágeis, seguros e simples. 

Ainda no setor financeiro, temos a implantação do conceito de Open Banking, que potencializa esses fatores.

Considerando esse cenário, vemos a tendência de que novas funcionalidades sejam criadas com foco na comodidade. 

Transforme o seu negócio com o primeiro hub especializado em Open Banking no Brasil!

Conclusão

Neste conteúdo, você entendeu como funciona o pagamento por aproximação, quais são as vantagens do método e conheceu alguns pontos de segurança da tecnologia.

Além disso, compartilhamos uma visão sobre o cenário atual e as tendências para as transações financeiras. 

Sem dúvidas, vivemos uma era de mudanças no setor. E você, está preparado para acompanhar as inovações?

Compartilhe este post

Leia também

Deixe uma resposta

Fale com a Aarin!

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato:

Mensagem enviada com sucesso!

Entraremos em contato em breve! 

A aarin utiliza cookies para tornar sua experiência aqui, mais prática e dinâmica. Ao navegar no site, você concorda com política de privacidade e cookies.

%d blogueiros gostam disto: