Sistema PDV: O que é e por que implementar em seu negócio?

sistema pdv

PDV (Ponto de Venda) é o local de exposição de um produto por tempo limitado. Seu objetivo é fazer com que o cliente o conheça e tenha interesse de compra. O sistema PDV está diretamente relacionado a essa proposta,  pois é essencial para o sucesso das vendas.

Dados de um relatório da Grand View Research apontam que o mercado global de sistema PDV foi avaliado em US$ 9,26 bilhões em 2020 e deverá registrar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9,5% de 2021 a 2028.

Ao que tudo indica, cada dia mais os negócios, especialmente de varejo, adotarão a solução em seu dia a dia.

Para saber mais o que é um sistema de PDV, como funciona e sua importância, vem com a gente!

O que é um sistema PDV (Ponto de Venda)?

O sistema PDV é um sistema utilizado para fazer a gestão do ponto de venda. Ele auxilia a controlar os indicadores do negócio, integrar informações financeiras e oferecer uma boa experiência de compra ao cliente. 

Entendeu o que é um sistema de PDV? Seu objetivo é otimizar o atendimento a partir da automação de processos administrativos, especialmente no pagamento.

Vamos entender mais sobre o sistema PDV, como funciona e seus benefícios.

Quais são as funcionalidades de um sistema PDV?

Antes de buscar um sistema PDV online para seu negócio, você precisa entender quais são suas funcionalidades. Existe um sistema PDV caixa? E um sistema PDV não fiscal? São muitos softwares disponíveis, inclusive sistema PDV gratuito.

Eles podem envolver faturamento e contabilidade, análise de vendas e de resultados, controle de estoque, e muito mais. Confira a seguir as principais funcionalidades de um sistema PDV!

Emissão de nota fiscal

A emissão de notas fiscais é uma das obrigações de qualquer negócio. Com o sistema PDV online, o gestor automatiza o processo com o preenchimento automático das informações.

Controle de estoque

Um bom software pode se integrar ao estoque e realizar o controle de maneira automática. Ele emite alertas sobre eventuais necessidades de compras, validade, lote e outras informações. Isso evita cancelamentos de pedidos por falta de produto no estoque 

Abertura e fechamento de caixa

A abertura e o fechamento de caixa também são funcionalidades presentes em um sistema PDV. Esse software facilita essa etapa do controle financeiro e torna a atividade empresarial mais eficaz.

O usuário pode, por exemplo, selecionar o item que o cliente comprará, verificar seu preço, selecionar o modo de pagamento e realizar a venda. Tudo isso é feito pelo sistema, que também faz os registros de compra.

o que é sistema pdv

A importância do sistema PDV

Todas as vendas de um estabelecimento passam pelo software PDV. Pouco importa se ele é sistema PDV gratuito, sistema PDV não fiscal ou sistema PDV caixa. Seja qual for o foco do software, ele será responsável por oferecer uma ótima experiência ao cliente.

O ponto principal é que este sistema agiliza a operação e garante a segurança da compra, o que traz mais confiança do cliente. E um bom backoffice impacta o cliente final no PDV, certo?

Em suma, um bom sistema PDV:

  • pode se integrar com outras soluções para facilitar mais a operação de vendas;
  • simplifica as vendas e traz agilidade e segurança para a operação;
  • contribui para otimizar a experiência de compra dos clientes;
  • proporciona uma melhor gestão financeira do negócio;
  • evita problemas com o Fisco. 

Quais são os tipos de sistemas de PDV?

A diversidade dos modelos de negócios fez com que o mercado desenvolvesse alguns modelos de sistemas de ponto de venda. 

Nós mencionamos o sistema pdv não fiscal, o sistema pdv caixa e o sistema pdv online. Isso são apenas características e focos de alguns softwares disponíveis, pois podemos dividir o sistema PDC em dois grupos: fixo e móvel.

Fixo

O sistema PDV fixo apresenta as seguintes características:

  • É composto por diversos equipamentos, como computador, impressora fiscal, máquina de cartão, leitor de código de barras etc.
  • Mais utilizado por grandes empresas, pois demanda alta investimento;
  • Solução versátil, que atende diversos tipos de negócios.

Móvel

O sistema PDV móvel é uma inovação e veio para facilitar a vida de empreendedores. Veja suas características:

  • Foco em mobilidade, pois é possível acessar informações de qualquer lugar, bastando o acesso à internet (baseado em nuvem).
  • Pode se conectar a outros dispositivos via bluetooth e utilizar Wi-Fi para se integrar ao sistema da loja.
  • É seguro, flexível e se integra com meios de pagamento, como aproximação e PIX;
  • Traz mais flexibilidade ao atendimento.

Qual é a diferença entre PDV e Frente de Caixa?

PDV ou ponto de venda é o espaço onde o cliente encontra os produtos do negócio. Pode ser um estande ou uma loja em shopping, por exemplo.

Já a frente de caixa é a última etapa do supply chain, momento em que o cliente paga pelo produto.

diferença entre pdv e frente de caixa

Por que ter um sistema PDV em seu negócio?

As funcionalidades de um bom sistema PDV já dão uma noção de sua importância, certo? Ele auxilia na emissão de nota fiscal, no controle de estoque e muito mais. 

Além disso, seu foco é otimizar e agilizar o atendimento aos clientes no momento da compra. Isso contribui diretamente para a melhoria nos resultados de vendas, pois consumidores satisfeitos fazem novas compras.

É importante destacar também que o sistema PDV:

  1. melhora o controle financeiro, pois o gestor pode acompanhar indicadores de vendas, consultar dados atualizados em tempo real e controlar o fluxo de caixa.
  2. confere segurança aos dados, especialmente em caso de sistemas baseados em nuvem, pois têm soluções de segurança para manter a privacidade dos dados. 
  3. automatiza os processos internos, como o envio de NFS-e para o setor contábil, o que traz agilidade para a gestão e para o atendimento ao cliente.

Como a Aarin pode te ajudar?

A Aarin é uma fintech especializada em Pix e open banking que foi criada para lidar com a burocracia do sistema financeiro. 

Em um estabelecimento comercial, a Aarin cria um ERP (sistema de gestão integrado) para que o gestor preste serviços financeiros para a sua base de clientes. 

Ele pode utilizar a infraestrutura tecnológica da Aarin para realizar vendas. Com essa infraestrutura, tem a confirmação, em tempo real, do valor pago em múltiplas caixas, vendedores e garçons, tudo sem precisar acessar a conta bancária.

Lembra que mencionamos que o sistema PDV pode se integrar com outros softwares para facilitar a operação de vendas? Essa é só uma possibilidade. 

Além disso, a Aarin criou o 1º checkout PIX exclusivo para Varejo no Brasil. O cliente aproxima seu smartphone e coloca o valor do(s) produto(s), e o funcionário recebe a confirmação em tempo real do pagamento. Fácil, não?

A Aarin tem soluções para varejo físico e digital. Conheça nossos serviços e veja como otimizar a experiência do cliente!

Conclusão

Um bom sistema PDV otimizar as vendas e traz agilidade e segurança para a operação. A integração do software com outras soluções pode otimizar ainda mais a experiência de compra dos clientes. Que tal experimentar?

Compartilhe este post

Leia também

Deixe uma resposta

Fale com a Aarin!

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato:

Mensagem enviada com sucesso!

Entraremos em contato em breve! 

A aarin utiliza cookies para tornar sua experiência aqui, mais prática e dinâmica. Ao navegar no site, você concorda com política de privacidade e cookies.

%d blogueiros gostam disto: