Tecnologia Financeira: Por que investir na sua empresa?

tecnologia financeira

Você já fez um pagamento online ou conferiu o seu saldo pelo aplicativo do banco no celular? Então você já utilizou tecnologia financeira.

Essas ações já fazem parte da nossa rotina e são tão automáticas que nem lembramos de quando era preciso ir até uma agência bancária para fazer qualquer uma dessas operações.

A inovação do setor financeiro trouxe praticidade no dia a dia, mas só foi possível criar essas soluções digitais por conta da financial tech, ou fintech, como é mais conhecida. 

Sem dúvidas você já tem alguma noção de como as fintechs contribuem tanto para a nossa vida pessoal como para os negócios, mas neste conteúdo você vai entender tudo sobre o assunto.

Continue a leitura para saber o que é a tecnologia financeira, suas funcionalidades e vantagens para as empresas, além de descobrir como aplicar as ações na prática.

Traga a tecnologia financeira para o seu negócio com o hub tech-fin da Aarin!

O que é tecnologia financeira?

o que é tecnologia financeira

O termo tecnologia financeira, muito conhecido como fintech, descreve negócios que utilizam soluções tecnológicas para oferecer serviços relacionados à área das finanças. 

Esse nome vem do termo em inglês “financial technology” e as soluções têm como principal objetivo automatizar os processos financeiros.

Com isso, a fintech consegue ajudar empresas a gerenciar operações financeiras de maneira prática, segura e muito mais assertiva por meio do uso de softwares e tecnologias específicas.

Além de facilitar a vida dos empreendedores, a tecnologia também garante benefícios ao consumidor, como o acesso aos serviços com mais praticidade e agilidade, na maioria das vezes sem nem precisar sair de casa.

Um grande exemplo disso são os links de pagamentos e as transações feitas por aplicativo ou outro sistema online, por exemplo.   

Para quais empresas a tecnologia financeira é indicada?

O uso da fintech é indicado para todas as empresas que desejam incluir as etapas financeiras em suas jornadas de consumo, como o termo já revela: “fin” é uma referência a “financial”, que significa “financeiro” na tradução para o português. 

Para entendermos melhor o conceito, veja as principais características que uma companhia deve ter para se enquadrar como tecnologia financeira:

  • tecnologia;
  • inovação;
  • segmentação. 

A aplicação da fintech começou nos sistemas de back-ends de instituições financeiras já estabelecidas no mercado. 

Vale lembrar que o sistema de back-end é toda a programação por trás da interface de um software, tudo o que possibilita o funcionamento da aplicação. 

Contudo, hoje vemos um movimento crescente das operações digitais que impulsiona outras vertentes da tecnologia financeira. 

O cenário atual comprova esse crescimento digital, afinal 2020 fechou o ano com mais de 50% das transações bancárias feitas pelo celular. Um salto de 64% em relação ao ano anterior.

Isso foi o que mostraram os estudos feitos pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que também destacaram o aumento dos investimentos em tecnologia pelos bancos. 

Quais são as funcionalidades de uma tecnologia financeira?

As fintechs podem oferecer uma variedade de soluções para os clientes, mas o grande destaque costuma ficar por conta dos serviços financeiros e produtos disponibilizados de maneira digital.

Outro ponto que caracteriza a tecnologia financeira é a desburocratização dos processos, o que também contribui para ampliar o número de pessoas atendidas.

Veja a seguir alguns exemplos de aplicações das ações de financial tech:

  • contas digitais com serviços bancários convencionais como cartão de crédito e débito, saques e depósitos, por exemplo;
  • operações de câmbio de moedas;
  • pagamentos online;
  • investimentos;
  • seguros;
  • crédito pessoal e financiamento;
  • crowdfunding;
  • negociação de dívidas;
  • open banking;
  • moeda virtual.

Apesar de ter como foco as tecnologias financeiras, uma fintech vai além disso e traz soluções para otimizar o setor financeiro de uma maneira geral.

Com as ações compartilhadas aqui, por exemplo, a tecnologia permite que os clientes tenham autonomia para realizar suas operações pela internet, sem que seja necessário ir até uma agência bancária.

Hoje a maioria dos produtos financeiros permitem resolver problemas pelo próprio smartphone em apenas alguns minutos.

A importância da tecnologia financeira nas empresas

Além dos benefícios, implementar as soluções de fintech na companhia é fundamental para acompanhar os avanços do mercado e assim se destacar entre os concorrentes.

importância da tecnologia financeira

Para se ter uma ideia, um estudo da Strategy& indicou uma previsão de crescimento de 52% nas transações feitas sem dinheiro em espécie até 2025. Isso só na América Latina.

Ou seja: a tendência é realmente observarmos um aumento cada vez maior de tecnologia financeira aplicada às empresas. 

Esse movimento é uma maneira de adaptar os negócios à realidade atual do mercado, considerando as necessidades e comportamentos dos consumidores

Na prática, alguns fatores mudaram muito o perfil do consumidor ao longo dos últimos anos, principalmente no período de pandemia de Covid-19. 

Muita coisa já estava passando por transições antes da pandemia, como o nascimento dos bancos digitais, por exemplo. 

Contudo, com as medidas de isolamento, as mudanças foram aceleradas e as empresas precisaram trazer novas soluções para continuar o trabalho e atendimento ao público, desta vez à distância.

A comodidade de pagar contas, transferir dinheiro ou até mesmo pedir um empréstimo sem precisar sair de casa conquistou os clientes e a digitalização dos processos acabou se mostrando muito vantajosa para as companhias também. 

Afinal, é uma ótima maneira de economizar com as operações e também de atrair novos clientes pela praticidade e pelos processos menos burocráticos.

Para entender melhor a importância da tecnologia financeira para a sua empresa, vamos compartilhar algumas dessas vantagens a seguir.  

Vantagens de investir em uma tecnologia financeira

Já deu para ter uma ideia da importância das soluções fintechs para uma empresa, não é mesmo?

Muito além de facilitar a vida dos clientes, trazer praticidade com a desburocratização das operações e melhorar a experiência de compra, as ações de tecnologia financeira têm diversos reflexos positivos nos processos internos do seu negócio.

Listamos alguns dos principais motivos para investir em tecnologia financeira na sua empresa e vamos compartilhar com você a seguir. 

– Controle

Existem diversos softwares que ajudam no controle de entradas e saídas de dinheiro no caixa da empresa. 

Quem está comandando um negócio sabe que o gerenciamento deste fluxo de gastos e recebimentos pode ficar complicado, pois o volume de entradas e saídas costuma ser bem grande.

Por isso, ter um local para registrar, monitorar e controlar toda a parte financeira de maneira automatizada faz total diferença na rotina da empresa, evitando prejuízos pela falta de uma boa gestão.

Com um software adequado, você consegue manter todas as informações em um só lugar e assim fica muito mais fácil otimizar o tempo gasto em tarefas financeiras, assim como melhorar o processo das operações no dia a dia, tornando-os muito mais eficientes.

Essas podem parecer ações simples, mas elas refletem diretamente no crescimento da empresa. 

Afinal, com a parte financeira bem estruturada, tudo flui melhor e você pode direcionar seu foco para outros pontos fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio, inclusive planejando investimentos voltados para a expansão.

– Agilidade

A agilidade das financial techs não é um privilégio dos clientes: as empresas também saem ganhando neste ponto com a entrega a jato de estudos e análises, proporcionada pelas ferramentas de tecnologia. 

Como as ferramentas utilizam inteligência artificial, elas conseguem fazer cálculos em segundos, mesmo os mais complexos. 

vantagens de investir em tecnologia financeira

Essa inovação financeira permite processos muito mais rápidos.

As soluções tecnológicas dão acesso a dados devidamente compilados e prontos para serem analisados em apenas alguns minutos. 

Esses dados são indispensáveis para montar estratégias assertivas que vão impulsionar o crescimento do seu negócio, como ações de marketing, melhorias de processos e redução de custos em determinadas áreas.

– Concentração de informações

Um grande trunfo dos software de gestão financeira é a possibilidade de concentrar todas as informações do setor em um único lugar. 

Com eles, é possível acessar diversos dados de maneira prática, rápida e muito mais eficiente. Isso economiza muito tempo nas auditorias e no dia a dia financeiro da empresa.

Outra vantagem é que os softwares reduzem o risco de erros nas análises, pois entrega dados mais assertivos. 

Quando o processo é feito de maneira manual, é preciso avaliar planilhas diferentes, juntar informações, preencher dados e fazer cálculos complexos, o que pode demorar muito tempo e tem chances de erros maiores. 

– Permite o acompanhamento em tempo real

Quem nunca sonhou em ter todos os registros financeiros da empresa na palma da mão? Os softwares não só permitem isso, como entregam dados completos para o monitoramento das finanças.

A tecnologia garante o acesso aos dados de qualquer lugar e a qualquer momento, inclusive com atualizações em tempo real.

Com isso, você pode avaliar a situação financeira da empresa de maneira rápida e prática sem a necessidade de estar presente na loja ou no escritório da companhia, por exemplo.

Muito além da praticidade, esse acesso aos dados em tempo real pode te ajudar na tomada de decisões, principalmente quando as situações exigem uma resposta rápida. 

Isso nos leva ao próximo ponto desta lista de vantagens, siga a leitura para conferir.

– Ajuda na tomada de decisões

Diversas soluções de financial tech permitem a integração de vários setores da empresa na plataforma. 

Ou seja, você pode reunir dados do financeiro, do marketing e do operacional em um só lugar, por exemplo.

Com isso, a gestão tem uma visão globalizada de todos os custos da empresa e consegue fazer análises mais estratégicas, o que resulta na tomada de decisões mais assertivas.

Os softwares permitem identificar pontos que precisam de investimentos e até mesmo custos que podem ser reduzidos nas atividades de cada setor.

Assim é possível planejar o redirecionamento de gastos, aumentar as aplicações no crescimento do seu negócio e economizar dinheiro para o caixa da empresa.

Sim, a tecnologia é um investimento, mas você logo percebe o impacto dessas vantagens na prática ao implementá-la na empresa. 

Os resultados também não demoram a aparecer: tarefas mais ágeis, melhoria na gestão financeira e redução nos custos operacionais são apenas alguns exemplos de mudanças que você vai perceber no dia a dia.

Como ter uma tecnologia financeira no seu negócio?

Para aproveitar todas as vantagens da tecnologia financeira é preciso contar com o apoio de uma empresa especializada na área, como a Aarin Tech Fin.

As inovações são uma ótima maneira de destacar o seu negócio e melhorar os serviços oferecidos ao cliente, além de otimizar processos internos.

como ter uma tecnologia financeira no seu negócio

Contudo, é preciso utilizá-las corretamente para ver resultados concretos, como a redução de custos, praticidade na análise de dados e melhoria na gestão financeira.

Para isso, a Aarin desenvolveu o primeiro hub tech-fin especializado no sistema Pix e em openbanking no Brasil.

A plataforma permite integrar o método de pagamento por Pix no seu varejo de maneira prática, rápida e segura. Assim, o cliente consegue pagar pela compra em questão de segundos.

Para facilitar a gestão financeira da empresa, o hub da Aarin envia uma notificação assim que o pagamento é concluído, confirmando a entrada em tempo real.

Veja quais soluções a Aarin oferece para o seu negócio:

  • pagamento via Pix, mesmo na loja física;
  • realize cashout em lote no dia que quiser;
  • crie cobranças com data de vencimento, multa e desconto via Pix;
  • controle os recebimentos pelo portal online de qualquer lugar.

Traga a tecnologia financeira para o seu negócio com o hub tech-fin da Aarin!

Conclusão

As fintechs chegaram inovando o mercado e com certeza vieram para ficar, afinal trazem inúmeros benefícios tanto para o consumidor, como para a empresa.

Como vimos ao longo deste conteúdo, o uso de ferramentas tecnológicas no setor financeiro contribui para uma gestão mais organizada, assertiva e econômica.

A velocidade de processamento dos softwares financeiros permitem o acesso rápido a dados importantes sobre faturamento e gastos do seu negócio.

Por meio de uma visão mais ampla, você consegue identificar pontos de investimento e pontos de economia para assim criar um planejamento estratégico.

Outro ponto muito positivo é a atração de novos clientes pela praticidade das financial techs e também democratização das ferramentas, que podem ser utilizadas em qualquer lugar e a qualquer momento pelo smartphone. 

Agora que você já sabe a importância da tecnologia financeira, lembre-se de contar com especialistas para aplicá-la no seu negócio e aproveite todos os benefícios dessa inovação!

Compartilhe este post

Leia também

2 respostas

Deixe uma resposta

Fale com a Aarin!

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato:

Mensagem enviada com sucesso!

Entraremos em contato em breve! 

A aarin utiliza cookies para tornar sua experiência aqui, mais prática e dinâmica. Ao navegar no site, você concorda com política de privacidade e cookies.

%d blogueiros gostam disto: