Tokenização: o que é, como funciona e as vantagens

tokenização

Você já ouviu falar de tokenização? É fato que estamos vivendo na era digital e que os tokens estão cada dia mais em nossa rotina.

Porém, esse termo já nos acompanha há alguns anos, de acordo com que a necessidade de oferecer segurança com os dados tem aumentado. 

Mas para compreendermos melhor sobre a tokenização, separamos os maiores questionamentos encontrados e respondemos a cada um deles. 

Acompanhe a leitura!

O que são tokens?

Os tokens são certificados digitais com o objetivo de oferecer segurança para movimentações financeiras.

Eles podem ser emitidos por um dispositivo físico, gerando uma senha temporária ou até mesmo gerando um QR Code, ou por envio de SMS e Whatsapp.

Os tokens são chaves de segurança solicitadas para a conclusão das transações a fim de comprovar a identidade do indivíduo de acordo com sua conta. 

O que é a tokenização?

É um processo onde acontece a substituição de dados reais para dados equivalentes, mas digitais e protegidos por uma chave criptografada. 

Grande parte dos pagamentos do nosso dia a dia utilizam os tokens como segurança, por exemplo, quando você realiza uma transação financeira por um aplicativo bancário, para que ela seja finalizada o banco irá solicitar o seu token.

Lembrando que os tokens são gerados por meio de inteligência artificial de maneira exclusiva e totalmente aleatória. Com a popularização dos tokens é possível expandir acesso e informações, e suprimir intermediários com segurança e transparência.

o que é tokenização

Quais são os tipos de tokens?

Para conhecermos melhor os sobre tokens, separamos os mais famosos tipos de token:

Equity Tokens

Eles funcionam como uma ação de uma empresa, representando uma parcela de participação para aquele que o possui, podendo ter direito a parte dos lucros e ao voto em decisões do negócio.  

A diferença com as ações tradicionais é que as ações são registradas em um banco de dados e com certificado em papel. No caso da Equity Tokens, ficam registrados em um blockchain. 

NFTs

Sigla para “Non Fungible Tokens”, ou em tradução, “Tokens Não Fungíveis”. Esse token é muito usado para artes digitais, música, jogos e filmes. 

Payment Tokens

Os Payment Tokens são as moedas digitais, como Bitcoin. É uma modalidade utilizada como meio de pagamento, majoritariamente em ambiente online.

Aqui também se encaixam os Payment Tokens com Pix, que utilizam o QR Code para concluir as transações por meio do pagamento instantâneo.

Utility Tokens

São os tokens com utilidades específicas, como, por exemplo:

  • Cupons para pré venda;
  • Ingressos;
  • Benefícios;
  • Programas de fidelidade;
  • Eleições

Security Tokens

O security token é uma maneira de ter algo ou parte disso, sem a necessidade de posse. São securities criptografadas adquiridas por investidores e geram dividendos.

Segurança digital 

Um token para segurança digital serve para a comprovação de dados daquele acesso, podendo ser uma sequência numérica ou um QR Code.

Como a tokenização funciona?

A tokenização funciona na autenticação de dados, sendo em 3 categorias: conhecimento, propriedade e característica. 

Em conhecimento, ela oferece uma chave de acordo com as informações pessoais como senhas e confirmação de dados.

Propriedade é relacionada a objetos físicos e característica usa como fonte a permissão para o acesso ao token de acordo com sistemas biométricos.

O dispositivo escolhido, podendo ser o celular ou então o token de bolso, como os oferecidos por bancos, geram senhas únicas e randômicas para serem utilizadas em poucos segundos e sem a chance de reutilização. 

Exemplos de tokenização

Transação financeira

Quando você realiza uma transação financeira pelo aplicativo de um banco, para que ela seja finalizada é necessário que seja feita a leitura da chave gerada pelo token.

Carteiras móveis 

É cada vez mais comum o uso do pagamento por NFC e compras online, assim as carteiras digitais, como Android Pay e Apple Pay se tornaram cada vez mais usuais. 

Sites de e-commerce

Sites de e-commerce salvam os dados dos consumidores, assim é verdadeiramente interessante que a companhia ofereça segurança reforçada aos seus clientes.

exemplo de uso de tokens

Por que a tokenização é uma tendência?

A necessidade e a preocupação com a segurança de dados como aumento do uso da internet para inúmeros tipos de transações financeiras, tornaram a tokenização uma aliada tanto das empresas quanto dos consumidores. 

Com as regulamentações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em vigor, o processo de tokenização irá se tornar cada vez mais natural, popular e necessário.

Vantagens da tokenização

Segurança

Sem dúvidas, a segurança oferecida pelos tokens é a maior vantagem é responsável pelo crescimento da tokenização no mundo.

O roubo de dados é frequente e cada dia oferece mais riscos para a população, já que é rotineiro o uso da internet para inúmeros tipos de negociações, como pagamento de contas e transferências.

Com o uso do token, os dados ficam protegidos e apenas podem ser acessados após a confirmação de identidade via dispositivo oferecido, resguardando clientes e titulares de perderem seus dados, diminuindo as chances de processos para a sua empresa. 

Aumento de clientes

Ao oferecer maiores níveis de segurança, os consumidores com certeza ficaram muito mais interessados no seu negócio. 

Credibilidade

Os tokens oferecem credibilidade para sua empresa, já que confirma que ela é uma companhia que se preocupa em oferecer segurança, transparência e tecnologia para os clientes. 

Tokenização nas empresas

Extremamente útil e em prol da segurança, a tokenização pode ser usada em inúmeros tipos de negócios, principalmente nas transações financeiras.

Por meio dessa tecnologia, é possível que uma empresa resguarde os dados de um titular do número de sua conta bancária. 

Para ter acesso à chave de segurança, é necessário que exista uma permissão, lembrando que o token é gerado de forma aleatória e exclusiva, oferecendo assim grande segurança.

Os dados estarão sempre protegidos, apenas tendo acesso aqueles que receberem permissão para isso, enquanto isso eles ficam criptografados e seguros. 

A tokenização oferece garantia da segurança de inúmeros dados sigilosos, mascarando e criptografando-os. 

Conclusão 

Por acreditar no livre acesso à revolução digital, a Aarin tem como objetivo a transformação dos serviços financeiros. Uma maneira de inclusão para todos aqueles que necessitam de serviços financeiros, varejo físico ou digital.

A Aarin foi criada para apoiar as empresas brasileiras com a oferta de serviços financeiros sem a necessidade de bancos, sendo especializada em PIX e open banking.

Dentro das soluções, a empresa traz a tecnologia do Payment Token com PIX, permitindo que os pagamentos sejam feitos com todo o sistema de segurança de token através do QR Code.

Compartilhe este post

Leia também

2 respostas

Deixe uma resposta

Fale com a Aarin!

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato:

Mensagem enviada com sucesso!

Entraremos em contato em breve! 

A aarin utiliza cookies para tornar sua experiência aqui, mais prática e dinâmica. Ao navegar no site, você concorda com política de privacidade e cookies.

%d blogueiros gostam disto: